Assistência farmacêutica

Prefeitura garante dispensação de medicamentos nas farmácias polos das USFs e policlínicas municipais

18/04/2023 | 12:00 | 958

Priorizando sempre o cuidado com a saúde da população, a Prefeitura de João Pessoa garante a dispensação de medicamentos e insumos farmacêuticos para os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) nas cinco Policlínicas Municipais e 53 Unidades de Saúde da Família (USFs) que possuem farmácias polos. Ao todo, nesses locais, são distribuídos os 149 itens que compõem a Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remume).

De acordo com a gerente de Medicamentos e Abastecimento Farmacêutico (Gemaf) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Giucélia Menezes, o Município atua ofertando atenção e assistência farmacêutica aos usuários, desde a aquisição até a dispensação de medicamentos e outros insumos com a orientação profissional para o uso correto desses itens.

“A assistência farmacêutica se refere ao conjunto de atividades relacionadas com o medicamento, tendo o mesmo como insumo essencial e visando seu acesso e uso racional. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas as etapas. Já a atenção farmacêutica é a relação direta do farmacêutico com o usuário, realizando o controle do uso dos medicamentos, visando a melhoria da qualidade de vida do paciente”, explicou.

Para receber os medicamentos e os insumos, o usuário deve se dirigir à unidade de dispensação mais próxima de sua residência e apresentar documento de identificação com foto, cartão SUS do município de João Pessoa e a receita do médico, dentista, enfermeiro ou farmacêutico. A receita pode ser prescrita por um profissional do SUS ou de algum serviço saúde da rede privada.

“O usuário deve solicitar ao profissional que prescreva seus medicamentos pelo nome genérico e, se possível, dentro da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais, lista que contempla os medicamentos que são distribuídos pelo município de João Pessoa. A dispensação é realizada para até 30 dias de tratamento, com exceção nos casos em que a embalagem do medicamento não permite essa quantidade”, destacou a gerente de Medicamentos e Assistência Farmacêutica.

Horário de atendimento – A entrega dos medicamentos aos usuários nas farmácias das USFs e Policlínicas Municipais é realizada de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h. Em caso de dúvidas, o usuário pode consultar o farmacêutico da unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Para ter acesso ao guia com a relação de insumos e medicamentos que compõem o Remume e locais de dispensação dos itens, o cidadão pode acessar o link.