Meio ambiente
Prefeitura faz parceria com Uniesp e Parque Arruda Câmara recebe materiais para ambulatório dos animais
13/04/2023 | 14:00 | 668
A Prefeitura de João Pessoa fechou parceria com o Centro Universitário Uniesp e nesta quarta-feira (12) foram recebidos os primeiros materiais para o ambulatório veterinário do Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). A parceria público-privada visa conceder estágios de complementação de ensino e aprendizagem escolar em conformidade com a Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, e, em troca, a Bica recebe insumos para manutenção do ambulatório dos animais.
O termo de cooperação foi celebrado entre a Prefeitura João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), com o objetivo de promover o desenvolvimento de estágios obrigatórios, não obrigatórios e não remunerados, destinados aos estudantes regularmente matriculados no curso de graduação de Medicina Veterinária da Uniesp, visando o aperfeiçoamento profissional por meio de práticas em conformidade com a natureza do curso, além de esforços mútuos para a execução dos trabalhos de pesquisa com animais silvestres, nativos e exóticos no Parque Zoobotânico Arruda Câmara.
O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que as ações em parceria, sejam públicas ou privadas, são imprescindíveis. “O desafio de recuperar e preservar o meio ambiente é de todos. Ninguém faz nada sozinho e isso se aplica também ao poder público. Para nós, que gerenciamos a política ambiental de João Pessoa, é sempre um prazer firmar parcerias que contribuem tanto para o poder público e, por consequência, para a população da cidade, quanto contribuem para os estudantes, que têm na Bica um espaço de aprendizado extremamente rico e diverso do ponto de vista ambiental”, concluiu.
À Semam caberá disponibilizar vagas de estágio para a instituição de ensino para estudantes regularmente matriculados e com frequência efetiva nos cursos de graduação de Medicina Veterinária, entre outros compromissos firmados no termo de cooperação. Em contrapartida, à Uniesp caberá indicar estudantes para fins de estágio, como também patrocinar, de acordo com as conveniências, projetos sociais e materiais de consumo, a fim de manter a sanidade do plantel do zoológico, realizar pequenas cirurgias, necropsias e tratamento dos animais, entre outros acordos, como também ceder professores para fins de participação nos eventos promovidos pela Semam
De acordo com Paula Fernanda Barbosa de Araújo, médica veterinária, coordenadora e professora do curso de Medicina Veterinária do Uniesp, essa parceria surgiu da vontade de fazer algo pelos animais e também pelos alunos. “Como veterinária, formei-me em prol dos animais, mas também é importante para que os alunos tenham essa vivência, na prática, no dia a dia, com o manejo dos animais da Bica. Acredito que teremos bons frutos e alguns trabalhos científicos e pesquisas, também. Vai ser muito importante porque não é fácil ter um local para estagiar, e tendo aqui em João Pessoa é melhor ainda. Aqui tem uma boa estrutura, um corpo técnico excelente e isso ajuda bastante. Também a quantidade de animais é bem significativa, toda a estrutura de modo geral é muito boa. No Uniesp nós também temos laboratórios, que podemos utilizar para essa parceria, que vai ser de mão dupla, mesmo. É uma parceria muito importante. Nós sabemos o quanto é difícil o processo de licitação para conseguir medicamentos, seringas, máscaras, equipamento de proteção individual (EPIs) e, quando o animal do zoológico adoece, não pode esperar uma licitação para compra de um medicamento”, disse.
Ela ainda afirmou que “na universidade temos à disposição, em contrapartida, os estudantes vão vir para cá também e vão poder ter aula prática, o que vai ser muito bom. Nós estamos montando um hospital veterinário, e lá teremos um ambulatório para pets não convencionais, ou animais silvestres. Então a Bica terá acesso ao hospital que terá 1.000 metros quadrados, com ambulatório, área de diagnóstico por imagens e ultrassom, raio-x e centro cirúrgico”, informou a coordenadora.
Segundo o diretor do Parque, Rodrigo Fagundes, a parceria vai possibilitar maior desenvolvimento na área de pesquisas realizadas no local e como também agilizar o atendimento aos animais. “Daqui sairão profissionais amplamente capacitados, através da prática que poderão vivenciar aqui. Outro ganho que teremos é a economia que vai gerar aos cofres públicos, como também a agilidade no acesso aos suprimentos necessários ao pronto funcionamento do nosso ambulatório. Estamos bastante satisfeitos com essa parceria”, ressaltou.
-
Texto: Patrícia Cantisani
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
semam parque-arruda-camara -
Tags
aprendizagem escolar bica de 25 de setembro de 2008 ensino estágio Lei 11.788 medicina veterinária parceria parque arruda câmara semam Uniesp