Até 28 de outubro

Prefeitura expõe obras produzidas por crianças nas unidades da Rede Municipal de Ensino

17/10/2022 | 17:00 | 925

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), realizou, na manhã desta segunda-feira (17), a abertura do 1º Festival de Arte na Primeira Infância (Fapi) no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. Todas as obras produzidas pelas crianças das escolas e dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) estarão expostas no hall de entrada do CAM até o próximo dia 28. O prefeito Cícero Lucena esteve presente e conversou com as crianças, pais e professores.

“Gratidão aos professores, professoras e toda equipe que faz a Educação Infantil de João Pessoa. Nosso diferencial é esse, trazer pessoas que estão em sala de aula e as convidarmos para virem a Secretaria e ver como podemos melhorar. Só conseguimos fazer uma boa educação se escutarmos quem está dentro das escolas”, destacou a secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro.

A iniciativa do 1º Festival de Arte na Primeira Infância é do Departamento de Educação Infantil (Degef/Sedec). Se apresentaram para as crianças o personagem ‘Zezinho Contação’ e o grupo de musicalização infantil da Sedec com o concerto ‘Brincando com os sons’. Logo após o evento no auditório, os estudantes tiveram um momento especial, com um piquenique nos jardins do CAM.

Também estiveram presentes na abertura a secretária executiva de Educação, Luciana Dias; a diretora do Departamento de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), professora Drª Clévia Carvalho; além de professoras e diretoras das unidades de ensino.

Objetivo – O Fapi tem como finalidade estimular a produção, o acesso e a difusão da arte e cultura para a primeira infância no município de João Pessoa. Durante este mês de outubro, as crianças puderam conhecer as obras de diversos artistas como Hélio Oiticica, Wilson Figueiredo, Lygia Clark, Olafur Eliasson, Antony Gormley e Amélia Toledo, e a partir daí produzirem as obras.

“Nós estamos vendo um lindo movimento que está contagiando não só as crianças, mas todos os profissionais que trabalham nas unidades de Educação Infantil. Propomos neste mês de outubro uma imersão nas diversas linguagens, possibilitando uma experiência estética com as produções artísticas e culturais”, explicou a diretora do Departamento de Educação Infantil da Sedec, professora Drª Maria Sonaly Machado de Lima.

Todas as esculturas expostas no hall do CAM foram produzidas com materiais recicláveis como caixa de sapato, revistas, papel, entre outros objetos. “Dentro da arte contemporânea foram elencados vários materiais e construída uma obra de arte de acordo com o artista escolhido nas unidades educacionais. As crianças participaram desde a escolha do material, produção, pintura e finalização. Isso mostra que eles aprenderam através da arte. A cultura é muito gratificante e não tem preço e nem palavras”, disse a supervisora do CMEI, Nadja Costa Oliveira Alves.