Serviços Urbanos

Prefeitura executa serviços de zeladoria e paisagismo e prepara espaços públicos para a chegada da Primavera

20/09/2020 | 14:00 | 590

Na próxima terça-feira (22), tem início a Primavera e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) tem investido na construção e revitalização de espaços públicos da cidade, que contemplam grandes projetos de paisagismo. Foram entregues à população novos ambientes de convivência, entre praças e parques, onde é possível desfrutar das belezas da natureza e da vegetação predominante em nossa cidade.  De acordo com dados da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) foram mais de R$30 milhões de reais investidos na construção de novas praças públicas nos últimos oito anos.

Ipês roxos localizados na Av. Duarte da Silveira

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) é a pasta responsável pela manutenção e zeladoria dessas áreas. Dentre esses investimentos é possível destacar o Parque da Lagoa, localizado no coração da cidade e que hoje é um espaço seguro e saudável de convivência para a população. Antes da pandemia, o local funcionava como palco de grandes eventos, incluindo o AnimaCentro, realizado pela PMJP, que inclui programação cultural gratuita para o público adulto e infantil.

A Praça da Independência, que conta com 24 canteiros internos e externos e várias espécies de plantas e flores ornamentais também é um excelente ponto de contemplação da Primavera. Lembrando da importância de seguir os protocolos de saúde, como o uso obrigatório de máscara, por exemplo. Além do pacote de 66 praças entregues pela PMJP, que proporcionam hoje opções de lazer e prática de atividade esportiva em diversos bairros da Capital.

Praça da Independência é um dos espaços mais arborizados da Capital

Por meio da Diretoria de Paisagismo (Dipai), a Sedurb dispõe de equipes volantes e fixas, que seguem um cronograma de manutenção nas praças e parques da cidade. “Realizamos todo um trabalho de zeladoria da jardinagem dos nossos parques. Em nossos espaços públicos temos várias espécies de plantas, com uma maior predominância de herbáceos e arbustivos, ixóras vermelhas e amarelas, helicônias, dianelas, dracenas, abacaxi roxo, alamandas, ‘arcas de Noé’, panamás vermelhos e assistácias, que conseguem colorir as nossas praças e parques”, explica Sérgio Chaves, diretor de paisagismo da Sedurb.

Uma das floradas dos ipês amarelos no Parque da Lagoa

Ainda de acordo com Sérgio, nesse período que se aproxima da Primavera, os ipês roxos e rosas iniciam primeiramente suas floradas, que acabam culminando posteriormente com a floração dos ipês amarelos, tão conhecidos na Capital e que costumam florescer de novembro a janeiro. “Durante essa estação do ano João Pessoa passa por um verdadeiro ritual, que a deixa mais colorida. O trabalho de manutenção do paisagismo é fundamental. Nossas equipes de jardinagem têm todo o cuidado de observar o que cada espécie precisa e trabalham para que essas plantas floresçam de maneira saudável. É uma preservação da nossa flora que colabora para manter a beleza da nossa cidade”, reitera Sérgio Chaves.