Balcão de Direitos
Prefeitura entrega mais de 500 kits de enxovais para gestantes em 2022
18/09/2022 | 08:00 | 4113
A gravidez representa para as famílias o início de um novo ciclo de vida, em geral, feliz, mas pode ser conturbado para mães em situação de vulnerabilidade social. Diante desse cenário o acolhimento feito pela gestão pública no município de João Pessoa é fundamental para garantir uma gestação saudável e tranquila. A entrega de 546 enxovais, sendo 220 somente na última quinta-feira (15), pela Secretaria de Desenvolvimento Social no ano de 2022, é mais uma garantia de cidadania e dignidade a essa parcela da população.
Para receber os enxovais as gestantes devem se inscrever em um dos 13 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), vinculado a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) do seu bairro. As gestantes inscritas são acompanhadas pelo Programa Criança Feliz, do Governo Federal, pactuado com o município dentro do Serviço de Proteção e Atendimento Integral da Família. A inscrição pode ser feita a partir do sétimo mês de gestação ou até 30 dias pós-nascimento do bebê.
O benefício é solicitado através da Secretaria de Direitos Humanos e a concessão é sob a responsabilidade do Balcão de Direitos, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes). A perspectiva é que mais de 2 mil enxovais sejam distribuídos este ano.
“A entrega desses enxovais representa o compromisso da gestão municipal com as gestantes de João Pessoa, sendo uma garantia de direitos e a gestão trabalha fortemente para que todos esses direitos sejam garantidos. Os cuidados são desde o pré-natal, serviços como Balcão de Direitos e entrega de cestas básicas, o parto e, posteriormente, nas creches e escolas garantindo cidadania e dignidade para a população de João Pessoa”, disse Dorgival Vilar, secretário da Sedes.
Juliana Oliveira é um bom exemplo. Grávida de gêmeas vem sendo acompanhada pela equipe da Maternidade Cândida Vargas há oito meses. Ela aguarda ansiosa e apreensiva a chegada de Eloá Beatriz e Bianca Vitória. “Minha gravidez é de alto risco porque tenho problemas na coluna e aos sete meses de gestação as bebês já tinham dois quilos cada uma. Estou sendo assistida de perto pois posso entrar em trabalho de parto a qualquer momento”, contou.
Para Juliana, o acompanhamento no serviço público municipal foi fundamental porque ela e o marido estão desempregados. “Os enxovais vão ajudar bastante, porque estamos vivendo de trabalhos temporários do meu marido e ainda temos uma menina de 7 anos, Emylly. Daí, fui orientada a buscar auxílio no CRAS do Cristo Redentor, no bairro onde moro e lá me inscrevi para ganhar os enxovais”, disse.
Delvânia Nascimento faz jus ao seu sobrenome. Aos 37 anos já é avó e está com oito meses da sua 11ª gestação. Ela aguarda ansiosa a chegada de Adriano Silva e ficou feliz com a doação do enxoval. “Fiquei muito feliz porque não tinha nada do enxoval. Eu achava que estava com seis meses, mas já estou com oito, mas consegui me inscrever no CRAS de Cruz das Armas para receber o benefício”.
Dos dez filhos, cinco já deixaram o ‘ninho materno’ para viver com seus respectivos companheiros. Atualmente Delvânia mora em Oitizeiro e cuida de quatro crianças apenas com recursos vindos do Bolsa Família e auxílio da igreja. Ela tem diabetes gestacional e vem sendo acompanhada pelos profissionais da Maternidade Frei Damião desde o início da gravidez.
Já Jacicleide dos Santos, com apenas 16 anos, ficou assustada ao saber que estava grávida. “Eu tomava anticoncepcional e mesmo assim engravidei. Fiquei espantada e assustada com a notícia”. Ela tem consciência que sua vida vai mudar com a chegada de Pedro Lucca e cuida para que tudo siga o luxo natural. Está com sete meses e se inscreveu no CRAS do Auto do Mateus. O pré-natal está sendo feito na Unidade de Saúde da Família (USF) do Bairro das Indústrias e pretende fazer o parto na Maternidade Frei Damião.
Thaís da Silva, de 28 anos, já está com William Levi nos braços. “O enxoval é um presente. Vai me ajudar muito. Já tenho dois filhos de 9 e 7 anos e moro sozinha com os três. Agradeço o amparo desde o início da gravidez recebido através do CRAS de Mangabeira e agora com o enxoval ficarei mais tranquila”.
Os kits – Os enxovais vêm com colchão de berço, mosqueteiro, banheira, itens de vestuário e higiene pessoal do neném, como roupinha para saída da maternidade, sabonete, colônia e fraldas descartáveis.