Gastronomia

Prefeitura entrega certificados de capacitações profissionais do ‘Eu Posso Aprender’ nesta terça-feira

15/11/2021 | 20:00 | 702

Cerca de 50 profissionais vão receber, na tarde desta terça-feira (16), os certificados de participação em cursos de capacitação na área de gastronomia. As atividades foram promovidas durante os meses de setembro e outubro, dentro do conjunto de ações do ‘Eu Posso Aprender’, programa promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest). A entrega das certificações acontece às 14h30, no auditório da Uninassau.

Foram oferecidos os cursos de Pizzaiolo, Doces de festa, Hambúrguer, Petit Four (biscoitos), Panificação e Confeitaria. De acordo com a secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa, Vaulene Rodrigues, a iniciativa surgiu diante da necessidade de capacitação técnica que pudesse trazer um retorno financeiro para os participantes e suas famílias.

“Com a situação da pandemia, é urgente que as pessoas possam colocar seus conhecimentos em prática e transformar isso em rendimentos o mais breve possível. Os cursos, inclusive, foram escolhidos estrategicamente por nossa equipe, já pensando nas oportunidades que surgem com as festas de fim de ano”, explicou.

Parcerias – Para realização dos cursos, a Prefeitura contou com o apoio do setor privado. A Uninassau foi uma das parceiras e disponibilizou sua estrutura e seu corpo docente de maneira totalmente voluntária. As capacitações foram divididas em dois módulos: um teórico, que abrangeu conhecimentos em administração e marketing; e um prático, realizado nos laboratórios da instituição de ensino.

Outro importante parceiro foi o Rei das Carnes, que ofereceu o curso de Hamburgueria. O próprio dono da empresa, Marcos Savegnago, prontificou-se em ministrar as aulas, levando aos alunos o mesmo treinamento que ele oferece aos seus colaboradores.

Eu Posso Aprender – As vagas para as qualificações foram oferecidas gratuitamente pela Sedest, que selecionou os participantes e disponibilizou os insumos utilizados nas atividades. Segundo o diretor de Projetos e Qualificação da secretaria, Dante Tomei, com a certificação nos cursos, os profissionais formados agora estão aptos a não só trabalhar em um estabelecimento, como também abrir o seu próprio negócio.

“O Eu Posso Aprender vem justamente com esse propósito de fomentar a capacitação da mão de obra, para que cada pessoa possa crescer e ser protagonista da própria história. E essa não é uma ação isolada. Seguimos empenhados em oferecer muitos outros cursos e oficinas que impactem o maior número de profissionais”, destacou.