Preparados para o mercado

Prefeitura entrega 500 certificados de formação em tecnologia com validade internacional

13/12/2018 | 15:21 | 2062

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), entregou 500 certificados de formação com validade internacional na noite desta quarta-feira (12). A solenidade teve a participação do prefeito Luciano Cartaxo e do vice-prefeito, Manoel Júnior. Os cursos oferecidos pela pasta são fruto de uma parceria entre a PMJP e a multinacional americana Cisco Systems – através da sua plataforma de treinamento Cisco Networking Academy (CNA).

O prefeito Luciano Cartaxo destacou a importância de discutir e investir em questões relativas à educação voltada para a tecnologia da informação, preparando os profissionais para aproveitarem os avanços que o Extremotec já está trazendo para João Pessoa. “Quando a gente dá oportunidade e as pessoas abraçam, nós temos a sensação de estarmos melhorando a vida das pessoas. João Pessoa faz parte de uma rede de cidades inseridas na economia criativa, percebemos um potencial grande na nossa capital e a dedicação da Prefeitura com a criação do Extremotec, visando atrair empresas para a Capital como mecanismo para incentivar a criação de empregos, já está dando resultado. Não tenho dúvidas de que nos próximos 10 anos essas empresas serão responsáveis de maneira significativa pela economia do município de João Pessoa. Esse resultado, nós já estamos colhendo, por isso, vocês estão aqui acreditando neste futuro”, destacou.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Durval Ferreira, comemorou a marca de 900 alunos formados pela plataforma Cisco Academy, somente em 2018. “Termino este ciclo de formação com a certeza de que nossos esforços foram reais e essas pessoas terão um futuro melhor a partir de agora. Vontade e determinação todos têm e o caminho para que esses alunos cheguem ao primeiro emprego nós estamos desenhando através do projeto Banco de Oportunidades, onde as empresas podem identificar no nosso banco de dados o perfil que mais se adequa ao seu estabelecimento. Visto isso, podemos capacitá-lo ainda mais para que ele caiba onde o mercado precisa”, afirma Durval.

Para o representante da Host Dime, Jorge Gadelha, o mérito destes alunos de permanecer em um ciclo de formação, será recompensado em breve com geração de oportunidades de trabalho. “Na Host Dime, a gente acredita que a tecnologia veio para fazer o bem e mudar a vida das pessoas. Vamos continuar analisando os currículos de cada um de vocês e temos a certeza que as empresas aqui da Paraíba precisarão de talentos como vocês”, observou.

A empresária autônoma, Andressa Carvalho, 29 anos, recebeu um dos certificados entregues na solenidade, por ter concluído o curso de empreendedorismo. “Pretendo abrir uma franquia aqui em João Pessoa e o curso ajudou em vários aspectos como aprender a liderar uma equipe e como darei os primeiros passos para esse sonho”, disse a empresária, que também elogiou a dinâmica do curso que é feito em plataformas online.

Já o analista de sistemas Cássio Murilo, 48 anos, aproveitou a oportunidade para ampliar seu horizonte de conhecimento já que os cursos na área de tecnologia já são de seu domínio. “A vida é um constante empreender, por isso, escolhi fazer este curso. Pretendo continuar a caminhada de aprendizado e escolher um novo curso no próximo ciclo de formação”, disse.

Sobre a Cisco – A Cisco Networking Academy é um programa dos Estados Unidos de desenvolvimento de habilidades profissionais e carreiras no setor de TI para instituições de ensino e indivíduos em todo o mundo. São mais de 10.000 instituições educacionais cadastradas para usar sua plataforma e melhorar a grade curricular de seus programas. Mais de um milhão de alunos participam a cada ano dos cursos oferecidos e mais de seis milhões de pessoas já participaram da Networking Academy.