Educação

Prefeitura encerra Festival Estudantil Temático de Trânsito com apresentações culturais

25/11/2022 | 15:00 | 719

A manhã desta sexta-feira (25) foi momento para contemplar a culminância do Festival Estudantil Temático de Trânsito (Fetran) no auditório do Centro Administrativo Municipal, em Água Fria. A ação é realizada pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Este ano, participaram do projeto cerca de 12 mil estudantes de 20 escolas da Rede Municipal. O órgão de trânsito ainda concedeu ao prefeito Cícero Lucena uma moeda comemorativa pelo centenário da instituição.

“Essa é uma parceria longa e muito importante, pois traz resultados que impactam o nosso trânsito de forma muito positiva. Com o apoio da PRF estamos formando cidadãos mais conscientes e assim poderemos fazer do trânsito, a curto e longo prazo, um espaço de paz, com menos acidentes e menos mortes. É uma honra receber também esse símbolo que marca o sucesso dessa união”, afirmou o prefeito.

O superintendente da PRF na Paraíba, Giovanni Di Mambro, explicou que a entrega da Moeda Comemorativa do Centenário da PRF é uma forma de reconhecimento e agradecimento pela ação da Prefeitura. “A Prefeitura nos permite, a partir da sua estrutura de Educação, falar sobre o trânsito e a cidade é um modelo de sucesso na PRF em todo o Brasil pela quantidade de estudantes alcançados e de forma transversal, junto às outras disciplinas”, explicou.

A parceria com a PRF existe desde o ano de 2013 e a secretária executiva de Educação e Cultura, Luciana Dias, garantiu que vai continuar em 2023, completando assim 10 anos. “É uma parceria antiga e em 2023 vamos continuar sim porque esse projeto ‘Educar para o Trânsito’ é muito importante. Aprender sobre o trânsito faz parte da nossa vida como cidadão e cidadã. E eu tenho certeza que essas experiências, vivências e aprendizados abriu novos horizontes para nossos estudantes. E queremos ampliar o número de escolas”, disse.

A Secretaria Municipal de Educação é o primeiro órgão a receber a Moeda Comemorativa no Estado. “Isso representa a importância da Prefeitura e do projeto para esses alunos. Esse programa é muito mais do que um investimento. Hoje não é o encerramento de um ciclo e, sim, o início de um outro ciclo para o próximo ano”, falou o chefe de operações da PRF, Luiz Eduardo.

A proposta deste ano foi para que as escolas trabalhassem dentro de eixos sobre a sensibilização e conscientização para o comportamento seguro no trânsito, comunicação e estatísticas para criar uma reflexão sobre atitudes no trânsito, sendo colaborador de paz.

Os alunos da Escola Padre Leonel da Franca, no bairro do Geisel, realizaram uma apresentação teatral com o tema ‘A transformação do Srº Walker’ que mostra uma pessoa simpática, mas quando começa a dirigir fica agressiva no volante. “Eu aprendi que devemos atravessar na faixa de pedestre e que os motoristas não podem andar rápido e devem obedecer a sinalização já que o senhor Walker passava pelo sinal vermelho e acabou batendo em um poste”, explicou o aluno Arthur Alves Pacheco de Meireles.

Participaram do projeto ‘Educar para o Trânsito’ alunos das escolas municipais Bartolomeu de Gusmão; José Américo de Almeida; Carlos Neves de Franca; Fenelon Câmara; Padre Leonel; José Eugênio Lins de Albuquerque; Celso Monteiro Furtado; Darcy Ribeiro; Duarte da Silveira; Ernany Sátiro; Escola Bilíngue Dom José Maria Pires; Arnaldo de Barros; Castro Alves; João Monteiro da Franca; Ruy Carneiro; Antônia do Socorro Machado; Hugo Moura; João Santa; Lyon Tambaú e José Novais.