Conscientização

Prefeitura encerra campanha ‘Agosto Lilás’, mas continua na luta de combate à violência contra as mulheres

29/08/2024 | 15:00 | 68

“Chegamos ao fim da campanha Agosto Lilás com um saldo positivo no enfrentamento à violência contra a mulher. Ao longo desses três anos temos abraçado essa luta na Capital, conquistando parceiros na rede pública e privada para trabalharem em prol das vítimas, amenizando sua dor e das famílias que convivem com este cenário. Não vamos parar por aqui não. Vamos continuar lutando no combate à violência e contra o machismo que insiste em imperar”. A declaração é da secretária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), Nena Martins, durante encerramento na manhã desta quinta-feira (29), no Auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, de mais uma edição da campanha Agosto Lilás – Por Elas.

Segundo ela, a campanha do Agosto Lilás acabou, mas a luta em defesa das mulheres continuará sem pausa na Capital. A secretária adjunta da Pasta, Juliana Dantas, também reforçou as palavras da titular ressaltando que durante todo o ano há esse comprometimento do Município para com a causa.

“Trata-se de uma luta permanente que envolve uma vasta programação que inclui capacitações de toda a equipe de Atenção Básica de João Pessoa para atender a demanda e também a oferta de cursos profissionalizantes para as mulheres em situação de vulnerabilidade social”, acrescentou.

A campanha ‘Agosto Lilás’- Por Elas, Não se Cale, Denuncie, foi aberta no dia primeiro e durante todo o mês contou com palestras nas comunidades, associações de bairros, instituições de ensino, empresas púbicas e privadas, a exemplo da rede hoteleira de João Pessoa, Ongs de Movimento de Mulheres e outros segmentos, sempre com foco em mulheres em situação de vulnerabilidade na Capital.

A programação de encerramento nesta quinta-feira começou às 9h e se estendeu até às 12h, no auditório do Centro Administrativo (CAM), no bairro de Água Fria, onde aconteceu uma roda de diálogo com todas as representantes das instituições parceiras da Prefeitura da Capital nesta luta – Instituto Nacional Maria da Penha, Associação dos Magistrados da Paraíba, UFPB, Tribunal de Justiça da Paraíba, Defensoria Pública do Estado e Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher na Paraíba.

Regina Célia Almeida, co-fundadora e vice-presidente do Instituto Nacional Maria da Penha, também considerou positivo o saldo da campanha, “principalmente porque mostra o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com as políticas públicas em relação ao enfrentamento à violência contra as mulheres.

Serviço: O Projeto de Lei 14.448/22 instituiu o ‘Agosto Lilás’ como mês de proteção à mulher, a fim de conscientizar a população pelo fim da violência contra a mulher. A campanha reforça as ações da Lei Maria da Penha criada há 18 anos e que funciona como rede de atendimento à mulher em situação de violência, disponibilizando mecanismos de denúncia contra os agressores.

Canais de denúncia:

180 – Central de Atendimento à Mulher

197 – Polícia Civil

190 – Polícia Militar

153 – Ronda Maria da Penha

0800-283-3883 – Canal de acolhimento do Centro de Referência da Mulher Ednalva Bezerra (atendimento 24h ) e durante a semana, de segunda a sexta-feira, (83) 9 8695 3549 e das 8h às 17h, pelo (83) 3213 7359.

Pular para o conteúdo