Neste sábado

Prefeitura e Ministério do Meio Ambiente reúnem voluntários em mutirão de limpeza dos rios Paraíba e Sanhauá

11/03/2022 | 11:30 | 838

​A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semam), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e voluntários de comunidades da Capital juntam as mãos neste sábado (12) e promovem a limpeza dos rios Paraíba e Sanhauá. A intervenção acontece das 8h às 11h.

A Operação Rios+Limpos é uma ação do Governo Federal desenvolvida em parceria com a Prefeitura de João Pessoa, com o objetivo de auxiliar no processo de despoluição dos rios. O secretário executivo de Qualidade Ambiental do Meio Ambiente, André França, é o enviado do Ministério do Meio Ambiente.

O secretário de Meio Ambiente, Welisson Araújo, explicou que os participantes do mutirão serão divididos em grupos e atuarão na limpeza dos rios em embarcações (caiques e canoas), incluindo as margens dos rios e dos trilhos do trem. A ação acontece entre a Ponte do Baralho – divisa da cidade com João Pessoa – até a comunidade do Porto do Capim, que concentram maior quantidade de resíduos. “Vamos cumprir todos os protocolos sanitários, incluindo a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) com os participantes”, frisou.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa disse que a bacia hidrográfica de João Pessoa é composta por mais de 14 rios urbanos e que entre eles, os que demandam mais atenção são Cuiá, Jaguaribe, Laranjeiras, Paraíba e Sanhauá. “Estes dois últimos, são os que sofrem mais os impactos ambientais que compreendem o lançamento de efluentes domésticos, ocupação irregular de moradias, desmatamento, descarte de resíduos sólidos domésticos, eletrônicos, além da criação de animais, entre outros”, destacou.

Welisson Araújo ressaltou a importância da ação que será mais um alerta para a necessidade de cada um acender a educação ambiental para garantir a preservação do meio ambiente. A programação inclui ainda apresentações culturais tradicionais da Comunidade do Porto de Capim como Ala Ursa e sanfoneiros e exposição de animais empalhados. A programação cultural vai das 11h às 16h, encerrando com a pesagem do material coletado durante o mutirão Rios+Limpos. Sete agentes da Emlur vão auxiliar na ação de limpeza e, ao fim das atividades e a triagem do material, um caminhão da Emlur vai transportar os resíduos ao Aterro Sanitário Metropolitano.

Rios+Limpos – Lançado em 2021 pelo Ministério do Meio Ambiente, o programa tem o objetivo contribuir com a melhoria da gestão de efluentes e saneamento básico no país, a partir da disponibilização de dados sobre a qualidade das águas e efluentes em uma plataforma digital. Através dessa iniciativa, o Governo Federal espera oferecer mais transparência aos usuários, gerar incentivos para melhorias operacionais e aprimorar ações de fiscalização pelos órgãos ambientais e agências reguladoras, com instrumentos para verificação das metas de desempenho.