Contas de luz

Prefeitura e Energisa iniciam parceria para atender população vulnerável para acesso à Tarifa Social

24/10/2022 | 16:00 | 1330

De acordo com a Empresa Energisa, 339.962 mil famílias na Paraíba estão aptas a receber Tarifa Social, mas não têm o benefício por falta de informação sobre os procedimentos. Por conta desse contexto, a Prefeitura de João pessoa, através da Secretaria Executiva da Participação Popular (SEPP) e a empresa Energisa estão realizando uma parceria para fazer com que as famílias vulneráveis saibam como ter acesso ao serviço. A reunião para tratar do assunto ocorreu na manhã desta segunda-feira (24), no Paço Municipal, Centro.

“Estabelecer parcerias entre o poder público e instituições privadas em favor da população deve ser algo prioritário para qualquer gestor público. Ficamos felizes em realizar esse elo entre a Secretaria e a Energisa com o objetivo de fazer uma busca ativa dos beneficiários da Tarifa Social com dados cadastrais desatualizados ou que tenham o direito ao benefício e não buscam por falta de conhecimento”, afirmou o secretário da Participação Popular, Thiago Diniz.

Alana Ferreira, supervisora de Relacionamento da empresa, explicou que muitas famílias poderiam, inclusive, remanejar melhor suas rendas para outros serviços também necessários. “Se a família torna-se uma beneficiária da Tarifa Social, o valor que era gasto com energia poderia ser gasto com educação, saúde e lazer, por exemplo. Então temos essa missão de reduzir essa quantidade de pessoas que têm direito ao benefício”, falou.

Segundo levantamento da empresa, 541,651 mil famílias estão devidamente cadastradas e recebem o benefício no Estado. Outras 21.638 mil famílias podem perder por não atenderem revisões solicitadas pelo Ministério da Cidadania e 128.184 mil precisam atualizar os dados cadastrais.

A Secretaria Executiva da Participação Popular se comprometeu em fazer o elo, através dos articuladores e articuladoras do programa Você Prefeito, para averiguar quais famílias estão precisando do benefício. Para isso, serão feitas algumas estratégias para atender as Regiões da Participação Popular.

O benefício – Madeleine França, assistente administrativa, enfatizou a preocupação da empresa com o grande número de famílias que precisam do benefício e não o tem. A depender do consumo, o desconto pode chegar a 65% da tarifa na conta da luz. Para comunidades quilombolas e indígenas, em alguns casos, o desconto pode ser de 100%.

“Trabalharemos unidos para fazer com que o máximo de pessoas em situação de vulnerabilidade e que atendam aos critérios estabelecidos pela Energisa possam ter acesso à Tarifa Social”, disse Thiago Diniz.