Encontro Nacional

Prefeitura e Conselho Municipal de Saúde debatem políticas para LGBTs e comunidades de terreiros

24/08/2024 | 11:00 | 16

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde (CMS-JP) e a Rede Nacional de Religiões Afro-Brasileiras e Saúde (Renafro), está promovendo o I Encontro Nacional de Políticas de Saúde LGBTQIAPN+ e de Comunidades Tradicionais de Terreiros. O evento teve início nesta sexta-feira (23) e segue até domingo (25) no Sesc Cabo Branco, com debates e atividades culturais relacionadas ao tema.

Durante a solenidade de abertura, o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, destacou a importância do Encontro para que as necessidades dessas comunidades sejam evidenciadas no âmbito das políticas públicas em saúde. “São comunidades que têm suas particularidades, especificidades e precisam de uma rede de cuidados e assistência em saúde. Durante muito tempo, foram negligenciadas pelo poder público, mas têm o direito de dizer como devem ser cuidadas e cabe ao poder público suprir as necessidades de todo e qualquer cidadão”, afirmou.

De acordo com a presidente do CMS-JP, Mariah Marques, o Encontro busca proporcionar um espaço de diálogo para gestores, trabalhadores, representações da sociedade e dos movimentos sociais, favorecendo a difusão de conhecimentos, troca de experiências e produzindo um diagnóstico sobre as políticas de saúde para as comunidades tradicionais de terreiros e LBGTQIAPN+.

“Trazer um evento como este para João Pessoa fortalece o caminho que a gente vem trilhando de buscar o acesso das minorias ao cuidado e aos serviços de saúde, não só aqui, mas em nível nacional. Então é um momento em que estamos reunindo representações de todo o país para discutir essas questões “, disse Mariah Marques.

O evento foi idealizado a partir do Comitê Intersetorial da Saúde da População LGBTQIAPN+ e das Comunidades e Povos Tradicionais, criado pelo Município. O objetivo é produzir uma análise sobre a efetividade das políticas públicas de saúde integral para essas populações, instituídas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o coordenador nacional da Renafro, Baba Diba, o Encontro é um marco para as comunidades de terreiro e LGBTQIAPN+. “As nossas principais bandeiras são as políticas transversais que contemplam as diversas minorias. Entre essas políticas, está a promoção da saúde, que está diretamente ligada ao bem-estar social e acesso aos direitos. Então, estamos discutindo todas essas políticas que frequentemente são negadas pela sociedade por conta do preconceito”, pontuou.

Também participam do evento representantes da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa, da Secretaria de Estado da Mulher e da Diversidade Humana, da Promotoria da Cidadania e Direitos Humanos do Ministério Público da Paraíba (MPPB), do Movimento Espírito Lilás (Mel), da Renafro-PB e da Internacional Serviços Públicos. 

Pular para o conteúdo