Projeto Oduduwá

Funjope e Casa de Cultura Ilê Asé D´Osoguiã realizam curso para definir ações de cidadania quilombolas

14/03/2022 | 11:30 | 1090

A Prefeitura de João Pessoa, através da sua Fundação Cultural (Funjope), e a Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguiã firmaram parceria e realizam o Curso de Formação em Cidadania Quilombola para traçar um perfil dessas famílias na Capital. As atividades foram abertas nesta segunda-feira (14), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria. O evento, que acontece das 8h às 12h e das 13h às 17h, será encerrado nesta terça-feira (15).

O curso é dirigido a dois públicos específicos: gestão pública, com foco em cultural, educação, segurança, assistência social e saúde, e quilombolas, com mapeamento dos quilombolas remanescentes. A abertura começou por João Pessoa e cumprirá agenda em outras cidades, com encerramento em Catolé do Rocha.

O Projeto Oduduwá é uma iniciativa da Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguiã, com objetivo de disponibilizar aos participantes formação técnica, conceitual e jurídica para compreender e operar no âmbito da esfera municipal, políticas de promoção, valorização e proteção para comunidades comunitárias. “A partir da parceria com a Prefeitura de João Pessoa vamos montar um plano estratégico para ampliar as ações de cidadania quilombola junto a comunidade”, afirmou Renato Bonfim, diretor e um dos fundadores da entidade.

Ele informou que, na Paraíba, o grupo está localizado em 15 cidades. Em João Pessoa, são 12 núcleos habitacionais localizados no bairro de Paratibe, no Valentina, onde moram 640 famílias (crianças, adultos e idosos).

Segundo Mãe Tuca, outra fundadora da Casa de Cultura Ilê Asé D’Osoguiã, esse público ainda é muito carente de serviços. “Hoje temos pessoas formadas que estão trabalhando fora da área porque não encontram espaço”, revelou, ressaltando que muitos encontram opção na construção civil.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, disse que a Prefeitura de João Pessoa tem aprofundado as discussões e incentivado as ações para melhorar a vida desta comunidade. “Agora, vamos fazer um mapeamento da realidade quilombola na Capital e iniciar intervenções para dar suporte aos quilombolas”, frisou.

O projeto conta com o patrocínio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), execução da Griot Assessoria Educacional, com apoio da Secretaria Nacional de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. Também participam as secretarias municipais de Saúde (SMS), Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Educação (Sedec), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Desenvolvimento Social (Sedes), além da Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa.