Tecnologia e educação
Prefeitura divulga resultado final do Hackaton Ambiental neste sábado
26/07/2024 | 18:00 | 38
A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Educação e Cultura (Sedec) e de Ciência e Tecnologia (Secitec), divulga, neste sábado (27), o resultado final do Hackaton Ambiental. O evento acontece a partir das 8h, no Parque Arruda Câmara (Bica), no bairro Tambiá.
O resultado parcial revela que a equipe da Escola Municipal Fenelon Câmara (Ecodevs Fenelon) foi a que teve melhor classificação até o momento. O segundo lugar ficou com a equipe da Escola Municipal Professor Afonso Pereira da Silva (Sustentec) e, na terceira colocação, a equipe Ecotech, da Escola Municipal Chico Xavier.
Em seguida, aparecem as equipes das escolas Índio Piragibe (Earthguardia NS) e Presidente João Pessoa (Environment Code). As cinco primeiras equipes farão uma apresentação para os quatro jurados no Parque Arruda Câmara. A cerimônia de premiação ocorrerá no mesmo dia, após a análise da comissão julgadora.
A proposta do hackathon é desafiar os participantes a somarem esforços e competências para criação de soluções inovadoras e sustentáveis para o desenvolvimento de cidades sustentáveis, contribuindo para solucionar problemas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A competição é uma das ações do projeto Codificar para Desenvolver (Code), uma iniciativa da Sedec e da Secitec, em parceria com a Funetec (Fundação de Apoio ao IFPB).
O secretário de Ciência e Tecnologia do Município, Guido Lemos, explicou que o objetivo do Projeto Code é integrar o ensino de programação de computadores nas escolas do ensino fundamental de João Pessoa, para que os estudantes possam aumentar sua competência digital como cidadãos e sejam preparados para novas demandas tecnológicas da sociedade e do mercado de trabalho. Os conteúdos visitados criarão habilidades para a construção de programas de computador, trabalhando com a metodologia do pensamento computacional.
Este ano, os alunos tiveram como temas os seguintes desafios: Fiscalização: poluição sonora; Causas dos animais: abandono, maus-tratos e adoção; Bica: locomoção dos visitantes; Curiosidades animais; e Resíduos sólidos: separação, coleta, reciclagem e conscientização social. A proposta é identificar um problema ambiental para resolver, criar uma solução, desenvolver o aplicativo e apresentar o resultado.
Os resultados enviados foram avaliados por uma comissão julgadora composto por professores de ciência e tecnologia das escolas. As cinco primeiras equipes serão premiadas com brindes. Todos receberão certificados de participação.