Eficiência

Prefeitura disponibiliza canais de interação para solicitar serviços de manutenção e conservação da cidade

24/10/2021 | 09:00 | 1547

Qualquer cidadão pode participar das ações que promovam a manutenção e conservação da cidade. A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), disponibiliza vários canais de interação, onde a população solicita os serviços de melhoria que são executados. Essas demandas são atendidas pelo call center e a ouvidoria, que, por mês, registram cerca de 2.500 solicitações, oriundas de chamados por telefone, rádio escuta, redes sociais oficiais da Prefeitura e de forma presencial, na sede da Seinfra.

O atendimento por telefone é através do número 0800-031-1530, que a pessoa pode solicitar, por exemplo, serviço de tapa-buraco, conserto de galerias, terraplanagem, calçamento e manutenção da iluminação. “Temos três linhas à disposição da população só no call center. Na ouvidoria da Seinfra, atendemos ainda as demandas oriundas da Secretaria Executiva da Transparência Pública, Ouvidoria Geral e do Serviço de Informação ao Cidadão, com demandas mais específicas”, explicou Adriano Luiz, coordenador do call center e da ouvidoria da Secretaria de Infraestrutura.

Importante que, na solicitação, o cidadão informe endereço completo e ponto de referência do local onde o serviço será executado. A partir disso, o call center e ouvidoria encaminham todas as demandas para a fiscalização da Seinfra, que vai até o local para fazer o direcionamento do serviço – se uma drenagem, uma ação de tapa-buraco. Apenas as solicitações para iluminação não precisam de fiscalização prévia, como explica Rodrigo Pacheco, diretor de Manutenção e Conservação da Seinfra.

“Às vezes, a pessoa faz uma solicitação de tapa-buraco, mas pode ser um problema de drenagem, onde está havendo um afundamento de uma tubulação. Por isso, que a gente encaminha primeiro um fiscal, antes de passar para o engenheiro. Essas demandas entram na programação e as vias mais movimentadas são colocadas como prioridade”, explicou.

Na Divisão de Iluminação Pública (Dilup), as demandas geradas pelo call center e ouvidoria são programadas para a execução dos serviços – são nove equipes atuando durante o dia e sete no período da noite. “A gente faz a programação dos bairros, com cada equipe atendendo determinada rota. O call center é a nossa maior captação de demandas”, explicou Joyce Alves, diretora da Dilup.

Serviço – A ligação para o call center (0800-031-1530) é gratuita e pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h. Serviços como abertura de pontos de iluminação, no entanto, devem ser feitos por meio de oficio e entregue na sede da Seinfra, na Avenida Rio Grande do Sul, no bairro dos Estados. Já as demandas oriundas das redes sociais podem ser feitas nos canais oficiais no Instagram (@prefjoaopessoa) ou Facebook (Prefeitura de João Pessoa).