Gestão com participação popular

Prefeitura discute com lideranças locais etapas de recuperação ambiental do antigo lixão do Roger

25/02/2022 | 15:00 | 1125

Representantes da Prefeitura da Capital, por meio do Programa João Pessoa Sustentável, se reuniram, na tarde desta quinta-feira (24), no Centro de Apoio Social (CRAS), com lideranças do bairro do Roger. O objetivo foi esclarecer à população sobre as etapas do desenvolvimento dos estudos e projetos de recuperação ambiental do antigo lixão.

De acordo com Thais Gidi, coordenadora de Aspectos Ambientais do Programa, esses momentos são importantes para que as lideranças e comunidade tenham ciência dos objetivos e passo a passo dos estudos e etapas que possuem interface com a comunidade. “Além disso, é um momento de escuta e esclarecimentos de dúvidas”, pontuou Thaís.

Os estudos necessários às atividades de recuperação ambiental do antigo lixão do Roger já foram iniciados. Uma equipe composta por diversos especialistas acompanha a coleta e caracterização dos resíduos que foram depositados durante quase 45 anos no solo da região. Mesmo com o encerramento das atividades do lixão em 2003, o lixo depositado de maneira inadequada no período que esteve ativo, ainda pode contribuir para impactos negativos na área e entorno envolvendo a contaminação do solo e água subterrânea.

À medida que os estudos vão sendo realizados, serão disponibilizados os resultados para a população em geral e, principalmente, à comunidade do entorno. Ao fim de todas as análises, e conforme a indicação de viabilidade, serão realizados os projetos para recuperação e implantação de um parque socioambiental na área.

Para o líder comunitário Magno Rocha, a participação da comunidade é de extrema importância. “Uma vez que a população está inclusa dentro do processo e precisa saber quais são os impactos que essas intervenções podem causar no entorno”, disse. O morador ainda admite que é um sonho da comunidade a construção do parque socioambiental, “pois o Roger conviveu mais de 40 anos com o lixão”, finalizou.

O projeto de transformar o antigo lixão do Roger em um parque socioambiental vem desde 2003 na gestão Cícero Lucena II, e está sendo retomado 19 anos depois, dentro das ações prioritárias do Programa João Pessoa Sustentável. O objetivo é fazer com que a capital paraibana cresça de forma moderna, planejada e sustentável e ofereça aos seus moradores e turistas um ambiente, no qual haja espaço para cultura, lazer e que também possa contribuir para o crescimento econômico da cidade. As ações de recuperação do antigo lixão trazem uma perspectiva de resolução de um grande passivo ambiental e novo uso para a área com grandes benefícios para o meio ambiente e sociedade como um todo.

João Pessoa Sustentável – O programa, orçado em 200 milhões de dólares, está previsto para ser executado até 2024. São 60 ações voltadas para a redução das desigualdades, modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. Por meio do João Pessoa Sustentável, a Prefeitura da Capital vai trazer dignidade e qualidade de vida para centenas de famílias que vivem em áreas de risco.

Pular para o conteúdo