Educação alimentar

Prefeitura de João Pessoa segue realizando atividades em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação

20/10/2021 | 15:30 | 1053

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), está realizando uma série de atividades durante esse mês de outubro em alusão ao Dia Mundial da Alimentação. Nesta quarta-feira (20), o Banco de Alimentos realizou uma oficina com crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), recebendo reforço educativo para introdução de frutas em sua alimentação de rotina.

Em diferentes formatos, com uma apresentação mais lúdica e agradável, frutas como banana, melancia, uva, laranja e abacaxi ficaram ao alcance das crianças para que pudessem sentir a textura e sabor das mesmas, indo além do momento da ingestão, criando maior familiaridade com o alimento.

O secretário de Desenvolvimento Social, Felipe Leitão, frisou a importância da educação alimentar para um futuro saudável. “Temos o compromisso de promover a segurança alimentar, mas também de estimular a alimentação saudável, trazendo melhor qualidade de vida às pessoas e fazer esse trabalho também junto às crianças, ajuda pra que na vida adulta elas tenham práticas saudáveis e tenham maior consciência sobre o que consomem”, disse.

Valquíria Amorim, presidente da Fundação Resgate, onde foi realizada a ação, destacou a parceria com a Prefeitura de João Pessoa e o quanto é recompensador observar as crianças aceitando tão bem as frutas. “Geralmente, as crianças com autismo apresentam uma maior dificuldade de aceitar alimentos que não conhecem. Por isso, receber essa oficina e vê-las o quanto foram receptivas, nos dá um grande prazer e sabemos que podemos melhorar ainda mais no momento de oferecer as mesmas”, observou.

Outras atividades – O Dia Mundial da Alimentação foi celebrado no último sábado (16) e foi criado com o intuito de desenvolver uma reflexão a respeito do quadro atual da alimentação. Além da atividade desta quarta, a Prefeitura de João Pessoa segue com outras ações durante todo o mês de outubro nas Cozinhas Comunitárias e Restaurantes Populares, com realização de oficinas de reaproveitamento de alimentos e distribuição de materiais educativos visando orientar sobre o consumo consciente de alimentos e combate ao desperdício.