Microcrédito social

Prefeitura de João Pessoa registra mais de 2 mil empreendedores inscritos no ‘Eu Posso’, em 24h

26/10/2022 | 14:30 | 834

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), deu início as inscrições para o novo edital do programa de microcrédito social ‘Eu Posso’, às 10h desta terça-feira (25). Em 24h, 2.072 vagas – de um total de três mil – já haviam sido preenchidas. Os empreendedores interessados nas últimas oportunidades disponíveis podem se inscrever, até as 15h, da sexta-feira (28), exclusivamente pelo site.

Neste edital, o Eu Posso abriu duas mil oportunidades para Pessoa Física, com linha de crédito que pode chegar a R$6 mil; e outras mil, para Pessoa Jurídica, com teto de R$10 mil. Às 10h desta quarta-feira (26), a plataforma do programa já contabilizava as inscrições de 1.640 pessoas físicas e de 432 pessoas jurídicas.

“Em um dia, mais de 80% das vagas destinadas a pessoa física foram preenchidas. Isso reflete o interesse dos empreendedores da cidade em crescerem com o próprio negócio. São pessoas que buscam o aporte financeiro, para, em muitos casos, tirarem sonhos do papel”, destacou Vaulene Rodrigues, secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho.

Ainda segundo ela, a procura pelas vagas para pessoa jurídica está sendo expressiva. “O Eu Posso também tem esse olhar direcionado a quem já possui sua empresa constituída, e que precisa de um fôlego para fortalecer e ampliar o negócio. Muitos empreendedores estão se recuperando dos impactos da pandemia, e o microcrédito vem a ser um importante impulso para dar essa volta por cima”, acrescentou.

Público-alvo – O Eu Posso é voltado para empreendedores formais e informais, maiores de 18 anos ou legalmente emancipados, residentes e domiciliados na capital paraibana; e pessoas jurídicas (MEI e ME), sediadas no Município de João Pessoa, com cadastro ativo junto à Receita Federal. Não podem participar do programa quem possui qualquer vínculo empregatício com a prefeitura nem parentesco de primeiro grau com agentes públicos vinculados à gestão municipal, salvo aposentados e pensionistas.

Jornada – Os inscritos passam por uma jornada obrigatória, que envolve capacitações, plano de negócios, análise de crédito, entrega de certificado do programa e concessão do crédito. Os valores liberados para cada empreendedor serão definidos mediante análise financeira, score de crédito e aprovação em todas as etapas previstas no processo. A equipe técnica do programa segue fazendo acompanhamento dos contemplados no pós-crédito.

Vantagens – As linhas de crédito do Eu Posso têm condições especiais para os empreendedores: o prazo de financiamento é de 36 meses para capital fixo, de giro e misto, incluídos os seis meses de carência; e a taxa de juros de 0,9% ao mês.

Todos os detalhes do processo – inclusive a relação com documentação exigida – estão disponíveis no site do programa.