Prefeitura de João Pessoa reforça campanha de prevenção ao câncer de próstata

19/11/2020 | 16:40 | 1106

Neste sábado (21), a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prossegue com as ações referentes à campanha ‘Novembro Azul’. As Unidades Básicas de Saúde (UBS) e as Unidades de Saúde da Família (USF) do Bairro das Indústrias, Vila Saúde, Ipiranga, Bairro dos Ipês e São Rafael estarão no local com médicos e enfermeiros realizando consultas, aferindo pressão, testagem rápida e solicitando exames, se for o caso, dos homens. Nos bairros, haverá ainda campanha educativa com palestras sobre saúde e orientação sobre o câncer de próstata, de boca e do pênis.

O ‘Novembro Azul’ é o nome dado ao movimento internacional criado para a conscientização do câncer de próstata e alertar os homens da importância do diagnóstico precoce. Criado em 2003, o mês de novembro foi escolhido, por causa do dia 17 de novembro que é o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. No entanto, o Ministério da Saúde, este mês, vêm sensibilizando os homens e os profissionais de saúde quanto às ações do autocuidado e cuidado integral considerando os fatores socioculturais relacionados à masculinidade e ao adoecimento. Toda a comunicação envolvida se baseia na promoção, proteção e prevenção para cuidados integrais em saúde.

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em 2020, o país apresentou um crescimento de casos de homens com câncer de próstata, com taxa de 29,2%, o que totaliza 65.840 novos casos. O coordenador da Área Técnica de Saúde do Homem da PMJP, Vilton Késsio Ferreira de Brito, disse que os dados de mortalidade nos homens com câncer de próstata em João Pessoa, no período de 2005 até 2019 é de 272 casos de pessoas com idade acima de 50 anos.

Abaixo destes dados, estão o câncer de pulmão com 222 casos de homens com idade acima dos 30 anos e doença alcoólica do fígado, com total de 193, também acima de 30 anos.

“Apesar da estimativa de casos novos de câncer de próstata, pênis e câncer de boca pelo Inca para 2020, ressalta-se que, devido à pandemia de Covid-19 e seu impacto no sistema de saúde em João Pessoa e no Brasil, em razão da necessidade de leitos, os procedimentos eletivos para rastreio de câncer de próstata e outras neoplasias estarem suspensas, visando priorizar as urgências e redução do risco de disseminação do Sars-CoV-2 nos serviços de saúde”, relatou Késsio Ferreira de Brito.

Devido a pandemia a orientação é de trabalhar esse ano com a promoção da saúde, para todos os ciclos de vida do homem (criança, adolescente, adulto e idoso), por meio de informações em saúde e organização da assistência, conforme contexto de cada território de saúde.

Entre as diretrizes de trabalho estão em divulgar informações sobre os eixos da PNAISH: Acesso e Acolhimento; Paternidade e Cuidado, Principais doenças e agravos, Violências e acidentes e Saúde sexual e reprodutiva; Explicar o que é câncer de próstata, pulmão, pênis e boca;  Divulgar fatores que reduzem o risco de desenvolvimento das neoplasias e outros agravos; Informar sobre os fatores protetores: atividade física, manutenção do peso corporal adequado, evitar o fumo, evitar o consumo de bebidas alcoólicas; Estimular no Homem à higienização, inclusive íntima e observar seu órgão genital diariamente, sem a necessidade de técnica especifica de autoexame e outros.

Próxima semana – No sábado (28), de acordo com Késsio Ferreira de Brito, as ações preventivas acontecerão nas USF´s Integrada Vieira Diniz, Mudança de Vida, Rosa de Fátima, Viver Bem, São José.