Nesta quinta-feira

Prefeitura de João Pessoa realiza segundo ciclo de visitas sobre o levantamento de inquérito epidemiológico e busca ativa de sintomáticos para covid-19

05/11/2020 | 16:52 | 753

​A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Gerência Vigilância Epidemiológica (VIEP) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza neste sábado (7), o segundo ciclo do inquérito e investigação epidemiológica na capital pessoense. O levantamento, feito por coleta de dado por amostragem, onde os profissionais estão fazendo o monitoramento e busca ativa de sintomáticos, que pode proporcionar informações sobre a soroprevalência de casos de covid-19 em João Pessoa. As atividades acontecem das 8h às 17h, em 64 bairros da cidade, com visitas domiciliares.

Ao todo, 45 equipes de profissionais de saúde estão realizando as visitas, que tiveram início no dia 24 de outubro e segue quinzenalmente o monitoramento, com ciclos de visitas que acontecerão sempre aos sábados, nos próximos dias 7 e 21 de novembro e 5 de dezembro. Ao final de cada atuação de monitoramento das equipes, a Secretaria Municipal de Saúde elabora o relatório e divulga o boletim com a avaliação dos dados consolidados.

No primeiro ciclo desta etapa, além dos 504 testes rápidos (IgM/IgG), as equipes também realizaram 20 exames SWAB, de casos identificados pelos profissionais de saúde durante o levantamento de inquérito e sete apresentaram reagente positivo. Dos testes rápidos, 20% das amostras apresentaram anticorpos para novo coronavírus (SARS-CoV-2).

“Todas as equipes já estão preparadas para dar seguimento a pesquisa nos domicílios, obedecendo aos critérios dos sorteios territoriais e a metodologia utilizada. Nesta etapa o intuito é fazer a busca ativa de casos sintomáticos, para que possamos avaliar a circulação viral do momento atual. Desta forma, podemos também avaliar a transmissibilidade e a densidade dessa circulação viral do novo Coronavírus, o que possibilitará tempo oportuno de intervir nessa transmissão”, completou Daniel Batista, gerente da Vigilância Epidemiológica da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

Dentro das ações de avaliação da Vigilância Epidemiológica de João Pessoa, nesse período de pandemia, essa é a terceira atividade de monitoramento de casos da Covid-19 que está sendo realizada na capital. No início de abril foi realizado um trabalho de monitoramento, diagnóstico e busca ativa com aquelas pessoas que buscaram o serviço de Telemedicina da Prefeitura Municipal de João Pessoa, com a realização de testes rápidos e SWAB.

No mês de maio, foi realizada uma segunda atividade com busca ativa de pessoas que procuraram algum serviço de saúde no município, por telemedicina ou, ainda buscaram informações de assistência, exames e diagnósticos na Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde.

Atividade de Campo – As visitas são realizadas em cada domicílio, na casa sorteada por amostragem. O residente responderá o questionário epidemiológico, por meio de entrevista, com o intuito de obter informações sobre sua suscetibilidade, riscos de contaminação em ambiente profissional, contato prévio com indivíduos contaminados pelo Sars-Cov-2, entre outras informações técnicas e sociais.

Se sintomático e em tempo de coleta do exame SWAB, a equipe de apoio será imediatamente acionada. Caso, no momento, já tenha passado por sintomas, e esteja assintomático, será realizado teste sorológico para estudo da soroprevalência no município.

“Além do trabalho técnico e de pesquisa, os profissionais também orientam sobre os cuidados, forma de prevenção e orientam os sintomáticos para quaisquer síndromes viral, que procurem um serviço de saúde de referência mais próximo, com intuito de garantir a assistência e o não agravamento da doença”, completou Daniel Araújo.

Todos os profissionais envolvidos na ação utilizam crachás de identificação e portam um documento da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explicando sobre o inquérito epidemiológico e, em casos de dúvidas ou para mais informações, a população pode também ligar para o número (83) 3214-7938. “É importante que a população receba os profissionais de saúde e participem deste levantamento”, completou.

Dados Epidemiológicos – Segundo boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até esta quinta-feira (5), em João Pessoa já foram registrados 31.210 de casos confirmados para Covid-19 e 884 óbitos pela doença. O boletim epidemiológico pode ser acessado no Painel COVID-19, pelo link: https://experience.arcgis.com/experience/3be82460176d4046b0c827d4d65e81a4.

Pular para o conteúdo