Planejamento
Prefeitura de João Pessoa realiza reunião intersetorial para traçar ações para o mês da Consciência Negra
30/08/2022 | 20:00 | 902
A Prefeitura de João Pessoa reuniu representantes de diversas secretarias com o intuito de planejar, de forma intersetorial, uma agenda conjunta em torno do mês da Consciência Negra. O encontro aconteceu na tarde desta terça-feira (30), na sala de reuniões da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef) da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec-JP), no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/30_08_2022_REUNIAO-DEGEF_-FOTO-GILBERTO-FIRMINO-1.jpg?resize=1024%2C683&ssl=1)
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/30_08_2022_REUNIAO-DEGEF_-FOTO-GILBERTO-FIRMINO-26.jpg?resize=1024%2C683&ssl=1)
O Dia da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro, mas as ações acontecem durante todo o mês. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 54% da população brasileira é negra. A secretária de Educação e Cultura de João Pessoa, América Castro, falou da importância da articulação entre as secretarias para que sejam traçadas as ações para todo o mês.
“Temos que discutir temas em torno da pauta étnica-racial junto à comunidade. Temos que garantir direitos e oportunidades para todas as pessoas indistintamente. Por isso que é importante darmos visibilidade a esses temas. Eu agradeço a parceria das demais secretarias engajadas no planejamento desta ação conjunta, onde pudemos elaborar uma agenda de trabalho de preparação para o mês da Consciência Negra”, afirmou a secretária.
![](https://i0.wp.com/www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/08/30_08_2022_REUNIAO-DEGEF_-FOTO-GILBERTO-FIRMINO-21.jpg?resize=1024%2C683&ssl=1)
O assessor jurídico da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Capital, Fábio Lins, participou como representante. “Essa união de esforços e de propósitos é de fundamental importância para justamente a gente eliminar da sociedade brasileira gestos, atitudes, ações e práticas nocivas que ainda existem contra a população negra. É louvável essa iniciativa da Sedec”, destacou.
A reunião foi coordenada pela professora Clévia Carvalho e foram convidadas para a primeira reunião as secretarias municipais de Saúde (SMS), Desenvolvimento Social (Sedes), Comunicação (Secom), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc), e Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), além da Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial, e Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope). Além disso, foram convidados representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e da Marcha da Negritude Unificada da Paraíba.