Imunização

Prefeitura de João Pessoa realiza ação de mobilização para vacinar contra gripe

11/05/2019 | 17:22 | 1811

D R T , R J .15855. Ivomar Gomers Pereira.

Desde o dia 10 de abril, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) oferta a vacina que previne contra a gripe nos serviços da rede de saúde. Neste sábado (11), seis postos móveis de imunização foram disponibilizados pela cidade em uma ação de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Os postos e o Centro Municipal de Imunização, localizado no bairro da Torre, funcionaram até às 17h.

A campanha segue até o dia 31 de maio, com a meta de vacinar 90% dos grupos de risco, o que representa 211.566 pessoas. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (Influenza A/H1N1; Influenza A/H3N2 e Influenza B). Na ocasião, também foi realizado atualização da caderneta vacinal de crianças e gestantes.

A aposentada Maria Antônia dos Santos esteve neste sábado em um dos postos móveis para se vacinar. Ela disse que todos anos toma a vacina contra gripe e que se sente bem por saber que com esta atitude está se protegendo. “Desde quando completei a idade e comecei a integrar o grupo de risco para receber a vacina eu participo das campanhas. Tenho percebido que não adoeço facilmente e sinto meu organismo mais resistente. É um bem que a saúde pública nos faz com esse trabalho de prevenção”, disse.

Fazem parte do grupo de risco pessoas com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses até 5 anos,11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e profissionais das forças de segurança e salvamento (policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas).

D R T , R J .15855. Ivomar Gomers Pereira.

Mãe da pequena Maria Cecília de dois anos, Fernanda Campos falou da importância da vacina para sua filha. “Cecília é bem alérgica e já teve episódios de asma. Sei que dói para ela a picada, mas não abro mão de vacinar todos os anos. É uma forma de cuidar dela e de toda família, porque quando um filho adoece, a preocupação é de todos”, disse.

Campanha –Para ter acesso à vacina, os grupos prioritários devem procurar o posto de saúde mais próximo de sua residência. Ao longo da campanha serão disponibilizadas 211,5 mil doses da vacina. Para ser vacinado, o usuário deve, no momento da imunização, comprovar que estar inserido em um dos grupos.

“A vacina contra a gripe é a melhor e mais segura forma de se proteger contra a doença. No caso de dúvidas, as pessoas podem procurar os profissionais de saúde nas salas de vacina do município e pedir orientações”, informou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura Municipal de João Pessoa.

Dados – Em 2018, a PMJP alcançou 90,44% de cobertura vacinal. De casos, a Vigilância Epidemiológica (VIEP) confirmou laboratorialmente 34 ocorrências de Influenza tipo A, sendo 18 de H1N1 com dois óbitos e 16 do subtipo H3 sazonal, com dois óbitos. Para Influenza B foram 11 casos confirmados, com dois óbitos registrados. De Vírus Sincicial Respiratório foram registrados e confirmados nove e Metapneumovírus 12 casos notificados.

D R T , R J .15855. Ivomar Gomers Pereira.

Agora em 2019 houve, até o momento, 3 casos de Influenza A, sendo dois de subtipo H1N1 e um de subtipo H3 sazonal, e 12 ocorrências do Vírus Sincicial Respiratório confirmados laboratorialmente, sem registro de óbitos.

Onde vacinar – De segunda a sexta-feira, as pessoas poderão procurar a unidade de saúde da família (USF) mais próxima de sua casa para tomar a vacina e atualizar o cartão de imunização.