Primeira etapa

Prefeitura de João Pessoa promove ‘Torneio das Comunidades’ e movimenta praça de Paratibe

15/05/2023 | 11:00 | 812

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e da Central Única das Favelas (Cufa), deu início no último fim de semana ao ‘Torneio das Comunidades’. O evento, que reuniu jogadores de futmesa, movimentou a praça Célia Feitosa, em Paratibe. Na proposta do campeonato apenas oito duplas entre 12 e 17 anos participam da competição neste momento.

“Fiquei muito feliz por ver que o nosso planejamento na prática está funcionando e que a gente conseguiu atingir os jovens e coloca-los na iniciação esportiva do futmesa, que está crescendo muito no Brasil e no mundo. Hoje é um grande passo para a Secretaria e a Prefeitura de João Pessoa. Estamos fazendo um torneio inédito em nossa cidade”, afirmou o secretário de Esportes da Capital, Kaio Márcio.

Um dos participantes foi Gustavo Gabriel, de 16 anos. Ele que garantiu ser ‘fissurado’ no futmesa elogiou a iniciativa da gestão municipal em promover um torneio no bairro.  “É uma experiência nova. É a primeira vez que estou tendo a oportunidade de participar de alguma competição. Principalmente em uma comunidade como a nossa. Achei muito bom mesmo. A gente gosta muito desse esporte e apoia esse tipo de ideia. Queremos que venham mais coisas assim”, disse.

Além de Paratibe, as etapas vão ser disputadas nos seguintes locais: Citex (27/05), São José (17/06) e São Matheus (15/07). A parceria vencedora de cada etapa garante uma vaga na final, que marca o encerramento no dia 19 de agosto em local a ser definido.

Futmesa – Para brincar, basta uma mesa com uma rede e uma bola de futebol. Mistura de tênis de mesa, futebol e futevôlei, é jogado em esquema individual ou em duplas.

Cada jogador ou dupla se posiciona de cada lado da mesa, e o objetivo é fazer com que o adversário não seja capaz de devolver a bola. São três toques para cada lado com os mesmos membros usados no futebol e no futevôlei: cabeça, ombro, coxa, peito e pé. Não se pode tocar nem na bola nem na mesa com mãos e braços. Mas pode-se subir na mesa com os pés.