Setembro Amarelo

Prefeitura de João Pessoa promove palestra para moradores de residenciais

30/09/2021 | 17:02 | 953

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab), encerrou, nesta quinta-feira (30), a programação alusiva à campanha ‘Setembro Amarelo’. Nesta manhã, os moradores dos residenciais Vista do Verde I e II assistiram a uma palestra sobre saúde mental. O evento aconteceu no auditório da Escola Municipal Linaldo Cavalcanti, no bairro das Indústrias, e teve como finalidade orientar as pessoas sobre como procurar orientação junto aos serviços de saúde oferecidos pela rede municipal.

A iniciativa foi resultado de uma parceria da Semhab com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e a Unidade de Saúde da Família do Alto do Mateus. “Sempre que fazemos ações da campanha do Setembro Amarelo, o resultado é bastante positivo, com uma boa receptividade por parte da população. Quero agradecer também pela parceria com a Secretaria de Saúde, por meio das equipes do Cras e da USF Alto do Mateus, que prontamente nos atenderam”, disse a secretária de Habitação de João Pessoa, Socorro Gadelha.

Uma das palestrantes foi a psicóloga Renata Toscano. “Aproveito a oportunidade para parabenizar a Prefeitura de João Pessoa pela iniciativa de levar um tema tão delicado e de grande importância para ser debatido com os moradores dos residenciais”, afirmou.

Durante o debate, a psicóloga Anne Macedo repassou informações sobre os serviços que são disponibilizados pela Prefeitura de João Pessoa, através das unidades de saúde da família e dos Centros de Apoio Psicossocial (Caps). “Nessas palestras, muitas vezes, as pessoas passam a ter condições de identificar os transtornos psicológicos e, a partir daí, procuram ajuda”, disse.

Já a psicóloga Alinne Penha, que integra a equipe do Cras do Alto do Mateus, disse que a iniciativa de promover um debate pode contribuir de forma efetiva para o combate ao suicídio. “Estamos passando por um momento tão difícil de pandemia, em que os medos, o isolamento e os traumas do confinamento acabam afetando o lado psicológico das pessoas, principalmente, os idosos que muitas vezes se sentem isolados do convívio social e a palestra devolve a elas essa vontade de viver”, ressaltou.

Durante a palestra, os participantes participam de uma vivência, onde cada pessoa tenta se compreender e superar seus problemas, conforme explicou a terapeuta holística Cláudia Gouveia, da equipe técnica e social da Semhab. “São feitos alguns exercícios com os olhos vedados para que a pessoa tenha condições de olhar para dentro de si e fazer uma reflexão sobre a vida dela e esse autoconhecimento vai ajudar a superar a depressão, que é um dos principais fatores que levam ao suicídio”, revelou.