Na orla da Capital

Prefeitura de João Pessoa promove encontro inédito de capoeiristas no Busto de Tamandaré

12/02/2022 | 20:00 | 1059

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), promoveu pela primeira vez um ‘Encontro de Capoeira’. Cerca de 100 praticantes da luta se reuniram no fim da tarde e começo da noite deste sábado (12) para demonstrar mais sobre o esporte, no Busto de Tamandaré, na orla da Capital.

O Mestre Zunga, que foi um dos participantes, elogiou a iniciativa da gestão municipal. “Um momento ímpar para nós. Nunca uma gestão fez algo exclusivo para a capoeira. Foi um sucesso e em um local que se tornou uma vitrine para a capoeira. Muita gente nos procurou perguntando sobre o endereço para fazer também a luta”, disse Marco Antônio Belarmino, o Mestre Zunga. 

O secretário da Sejer, Kaio Márcio, destacou que o objetivo é expandir a capoeira pelos bairros de João Pessoa. “Com certeza vão vir novas edições e a ideia é levar de dois em dois meses essa luta para uma praça diferente na cidade. A Prefeitura já oferta de graça para a população o esporte e nós temos profissionais qualificados, como o Mestre Zunga, que já tem uma longa história, ensinando para as pessoas. É só procurar um dos nossos espaços”, comentou. 

Atualmente, a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação da Capital conta com seis polos de capoeira e, quem se interessar, as aulas são gratuitas. Os pontos são nos bairros do Valentina, Paratibe, Funcionários I e Mangabeira (confira dias e horários abaixo).

O Mestre Zunga explicou quais são os primeiros passos para quem nunca praticou capoeira. “A primeira vivência que o aluno vai ter são os movimentos básicos. Os principais movimentos de defesa e de ataque. Ele vai ver que é tão fácil que não vai desistir. A criançada quando começa tem uma dinâmica perfeita para brincar aprendendo. A ginga é o principal movimento. Tem também o ataque, a defesa, a esquisa lateral, meia lua de frente e a estrelinha, por exemplo”, concluiu o professor, que desde 1980 pratica a luta.

Confira os dias e horários das aulas de capoeira:

Ginásio Odilon Ribeiro Coutinho (Valentina) – quinta e sexta – 17h30 às 21h

Comunidade Quilombola de Paratibe – terça e sábado – 19h às 21h

Mercado Público do Valentina e Praças – terça e sábado – 8h às 9h

CRJ Funcionários I – quarta e sexta – 9h às 11h

CRJ Mangabeira – segunda, quarta e sexta – 19h às 21h

Praça Encanto Verde (Cidade Verde) – 17h30 às 19h

Pular para o conteúdo