Saúde
Prefeitura de João Pessoa oferece acompanhamento nutricional nos Centros de Referência da Cidadania
14/09/2021 | 14:00 | 2318
A Prefeitura de João Pessoa oferece gratuitamente à população o serviço de acompanhamento com nutricionista nos Centros de Referência da Cidadania (CRC) Sinhá Bandeira, que fica nos bairros da Torre e de Mangabeira. Nas duas unidades, o atendimento acontece de terça à sexta-feira, das 8h às 12h, sem agendamento prévio.
O serviço é uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB), que disponibilizou estagiários, em sua maioria finalizando o curso de graduação em Nutrição. Eles são acompanhados por professora-orientadora, aliando teoria e prática profissional.
As salas contam com mesas para atendimento, balança e instrumentos para a realização dos procedimentos necessários. Após a consulta, que inclui uma extensa entrevista com o paciente, é entregue o plano alimentar personalizado e com a aplicação do plano, são realizadas as consultas de acompanhamento.
O secretário de Desenvolvimento Social de João Pessoa, Felipe Leitão, destaca a atuação dos Centros de Referência da Cidadania na atual gestão. “O objetivo é promover um serviço que muitas das vezes está longe do orçamento mensal das famílias, mas se faz necessário e é primordial. Através da nutrição, estamos possibilitando que os usuários tenham qualidade de vida e busquem uma mudança no hábito alimentar, visto que, durante a pandemia, nossa sociedade teve uma grande mudança neste quesito. Os CRCs agora voltam a dialogar permanentemente com a sociedade e sabe dos seus anseios. Esse é um marco na gestão do prefeito Cícero Lucena”, disse.
Uma das beneficiadas é Alice Nogueira, que recebeu hoje seu plano alimentar. Ela teve conhecimento sobre o serviço através da sogra e destacou a qualidade do atendimento. “Quando cheguei fui bem atendida. Estava à procura do plano alimentar e quando fiz os exames pedidos foi constatado a diabetes e fizeram o plano de acordo com a minha necessidade. O atendimento é ótimo. Já fui em consulta particular e achei a mesma coisa, eles passaram tudo direitinho e foi ótimo”, completou.
Público-alvo – Os atendimentos não são voltados apenas para quem procura o emagrecimento, mas também quem deseja melhorar seus hábitos alimentares, em alguns casos necessitando uma dieta que promova ganho de peso.
A professora Alessandra Gomes, preceptora dos alunos, enfatiza o trabalho de combate à gordofobia junto aos alunos e que eles tenham contato com a realidade de cada paciente. “A consulta com o profissional geralmente é cara e aqui temos em mente que a nutrição pode ser utilizada como remédio no combate a doenças crônicas como diabetes e pressão alta, atendendo a um público variado, indo de crianças a idosos. Nossa preocupação é ajudar no controle do peso sem o terrorismo nutricional, prezando pelo bem-estar do paciente, considerando onde ele vive e condições sociais, combatendo inclusive a gordofobia, algo que vemos em perfis em redes sociais”, reforçou.
Andrea Silva é uma das estagiárias, cursando o último período do curso de Nutrição, e conta o quanto a experiência está enriquecendo seu repertório de atendimento ao público. “O estágio está contribuindo bastante pra minha vivência de como trabalhar com as pessoas, principalmente na questão da alimentação. A gente tem muito tabu quando vai procurar um nutricionista, de que ele só vai passar alimentos caros ou que vai restringir o que podemos comer, mas a alimentação que a gente vai realmente prescrever é pra dar prazer”, complementou.
Serviço
Centro de Referência da Cidadania de Mangabeira
Rua Janduí Dantas do Nascimento, S/N, Mangabeira
Centro de Referência da Cidadania Sinhá Bandeira
Avenida Capitão João Freire, 186, Torre
-
Texto: Eloísa Cândido
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Edcarlos Santana -
Secretarias
sedes -
Tags
acompanhamento nutricional centro de referência de cidadania crc desenvolvimento social sedes segurança alimentar