Caravana do Cuidar
Prefeitura de João Pessoa leva serviços itinerantes a Mangabeira nesta segunda-feira
25/07/2021 | 14:00 | 1531
Os moradores da comunidade do Aratu, em Mangabeira VIII, terão os principais serviços da Prefeitura de João Pessoa mais perto de casa, nesta segunda-feira (26). A gestão escolheu a comunidade para iniciar as ações da Caravana do Cuidar, um projeto itinerante que visa levar a diversos bairros uma roda de serviços de cidadania. Os moradores do Aratu e adjacências serão atendidos das 8h às 14h.
A realização da Caravana do Cuidar é uma iniciativa da gestão municipal para facilitar o acesso aos mais diversos serviços à população. A medida vem confirmar a intenção do prefeito Cícero Lucena em promover o acesso da população aos benefícios que o Poder Público pode oferecer.
O primeiro dia da Caravana do Cuidar acontecerá em estrutura montada na Rua Praia do Aratu, ao lado do Condomínio Cidade Madura. Serão disponibilizados diversos serviços do conjunto de secretarias e órgãos da administração municipal envolvidos.
A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) vai realizar novos cadastros e a atualização de dados no CadÚnico/Bolsa Família, e no Acessuas Trabalho; além de acompanhamento das famílias atendidas pelo programa Criança Feliz e pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do território.
Integram também essa unidade em promoção da comunidade as Secretarias do Trabalho, Produção e Renda (Setrab); de Saúde (SMS); de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e a Executiva da Participação Popular (SEPP).
A Setrab fará, entre outras ações, as inscrições para curso de empregabilidade. A Secretaria da Saúde estará presente com ônibus do Consultório na Rua, onde será possível fazer testagem rápida da Covid-19 e vacinação da Influenza (gripe); e ainda haverá uma van para atendimentos de orientação em saúde bucal. Já o Procon-JP atenderá demandas relacionadas à defesa do consumidor. A SEPP, por sua vez, está ajudando nas articulações junto às comunidades.
O projeto, que será lançado nesta segunda-feira, vai estar em uma comunidade diferente sempre às sextas-feiras. Na primeira etapa, serão contempladas oito localidades.
Documentação – Alguns serviços necessitam de documentos específicos. Para adiantar o atendimento, é importante que as pessoas interessadas se dirijam ao local portando todos eles. Para cadastro no CadÚnico/Bolsa Família, por exemplo, é preciso apresentar versões originais do RG; CPF; Carteira de Trabalho; declaração escolar atualizada; comprovante de residência; certidão de nascimento/casamento ou averbação; e título de eleitor.
Já o programa Acessuas Trabalho focará no público do Jovem Aprendiz – com idades de 14 a 22 anos. Para se inscrever, são necessárias as cópias do RG; CPF; Carteira de Trabalho (pode ser a digital); declaração escolar atualizada; Cartão NIS (caso possua), cartão do Bolsa Família, folha resumo e/ou comprovante de renda; Cartão SUS; comprovante de residência; e currículo.
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Texto: Da Redação
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Arquivo/SECOM -
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