Melhorias

Prefeitura de João Pessoa já recuperou 14 prédios de serviços de saúde nos últimos meses

25/05/2022 | 11:00 | 1236

Nos últimos meses, a Prefeitura de João Pessoa já recuperou 14 prédios onde funcionam serviços de saúde. Foram realizadas melhorias nos ambientes e instalações para oferecer mais conforto e qualidade no atendimento diário à população da Capital. Além disso, há previsão para a reforma de outras 12 Unidades de Saúde da Família (USFs) e a construção de mais 12. As obras devem ter início ainda este ano.

Entre os 14 prédios já recuperados estão 10 USFs; Policlínica Municipal da Pessoa Idosa; Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Torre; Farmácia Especial, em Cruz das Armas; e a sede da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Para a recuperação dos 14 prédios, foi investido um total de R$ 729.599,35.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, o plano de reforma e construção de novas unidades, permitirá uma cobertura total de Atenção Básica para a cidade. “Nós reconhecemos a fragilidade atual das nossas Unidades de Saúde da Família, que passaram anos sendo deixadas de lado, sem receberem a atenção que tanto merecem e necessitam. Estamos passando por um processo de reestruturação das unidades e, com isso, teremos uma estrutura física muito melhor”, afirmou.

Nas USFs, foram realizados serviços de manutenção corretiva e preventiva nos consultórios médicos e odontológicos; salas de vacina, curativo e citológico, copa e outros ambientes dos cinco prédios. Nos outros serviços, a reforma contou com nova pintura dos prédios, restauração de salas com retirada de infiltrações, tratamento de piso e outros reparos.

As 10 USFs já contempladas com as melhorias são: Vila Saúde (Cristo), Verdes Mares (Mangabeira), Alto do Mateus VI (Alto do Mateus), Alto do Céu Integrado (Mandacaru), Rangel I (Rangel), Bancários e Aldeia (Bancários), Santa Clara (Castelo Branco), Mudança de Vida (Colinas do Sul), Tambiá (Tambiá) e São José (Bairro São José).

Em breve, deverão ser recuperados, também, os prédios das unidades: Anayde Beiriz (Bairro das Indústrias), Integrada Saúde Para Todos (Oitizeiro), Integrada Saúde e Vida (Ernani Sátiro), Integrada Colinas do Sul II (Colinas do Sul), Integrada Espaço Saúde (Cristo), Integrada Quatro Estações (Mangabeira), Integrada Ipiranga (Planalto Boa Esperança), Ipês (Bairro dos Ipês), Distrito Mecânico I e II (Distrito Mecânico), Integrada Viver Bem (Treze de Maio), Altiplano I e II (Altiplano) e Penha (Penha).

“É importante que a população de João Pessoa entenda que a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Saúde não estão alheias aos problemas da atenção primária e estamos trabalhado ativamente para melhorar essa porta de entrada do SUS, que é primordial”, concluiu o Luis Ferreira.

Atenção Básica – Na Capital, a população conta com 203 equipes de saúde da família distribuídas em 92 unidades. Conhecida como a porta de entrada do atendimento público de saúde, nas USFs o usuário tem acesso a consultas médicas e odontológicas, atendimentos de enfermagem, curativos, vacinação, coleta para exames laboratoriais, distribuição de medicamentos básicos, pré-natal, encaminhamento para consultas especializadas, testes rápidos para IST, prevenção e promoção à saúde.