Capacitação

Prefeitura de João Pessoa inicia aulas do curso de cuidadora de idosos no Espaço da Mulher

30/11/2022 | 16:00 | 1529

As alunas inscritas no curso de cuidadora de idosos já iniciaram as primeiras aulas no Espaço da Mulher, que funciona no prédio do Paço Municipal, no Centro da Capital. O serviço, de iniciativa da Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), é desenvolvido em parceria com outras instituições, sendo 15% das vagas destinadas para mulheres vítimas de violência doméstica.

Para a professora Elisângela Torres, o trabalho iniciado tem sido de grande produtividade. “Tem sido uma experiência bastante positiva, as alunas têm atendido ao nosso chamado. A maioria já atua na área e está em busca de qualificação profissional. A frequência tem sido ótima. A perspectiva é a melhor possível, a turma é bastante consciente e tenho certeza que serão profissionais muito competentes”, ressaltou.

Conforme a aluna Dayana Carvalho, a oportunidade tem sido extraordinária. “As aulas são agradáveis, as professoras são atenciosas, nos deixam à vontade para dialogar com elas e tem sido muito proveitoso. Estou me qualificando e enriquecendo o meu currículo. Se você já toma conta de idosos ou de crianças, você já é um cuidador por natureza e ganhará muito com a qualificação disponibilizada aqui”, salientou.

A conclusão da turma do curso para cuidadora de idosos ocorrerá após cinco meses, com a carga horária de 140 horas/aula. Dentre o conteúdo das aulas, serão ensinados os cuidados com a higiene pessoal, obediência aos horários de suas atividades diárias, como a hora da alimentação, banho, caminhada, entre outras.

Ainda desenvolverão o conhecimento sobre tratamentos, a exemplo de diabetes, pressão alta, colesterol, bem como dos primeiros socorros em caso de alguma emergência. No decorrer do curso, as alunas também serão instruídas a prestarem apoio psicológico e emocional, com a intenção de sempre melhorar o bem-estar do idoso.

As alunas também serão conscientizadas sobre as normas instituídas no Estatuto do Idoso, onde serão mostrados todos os seus direitos e as punições para quem as viola. As concluintes receberão um certificado de habilitação.

Espaço da Mulher – Inaugurado pela Prefeitura de João Pessoa no último dia 21, o local vai oferecer cursos de capacitação gratuitos, incentivando o empreendedorismo feminino. O serviço funciona em parceria com outras instituições, sendo 15% das vagas destinadas para mulheres vítimas de violência doméstica. O Espaço da Mulher funciona no prédio do Paço Municipal, no Centro da Capital, para facilitar o acesso das mulheres interessadas nas capacitações.