Meio ambiente

Prefeitura de João Pessoa incentiva plantio de árvores nativas nos bairros beneficiados com pavimentação

20/08/2021 | 08:00 | 1997

A Prefeitura de João Pessoa vem incentivando o plantio de árvores nativas da Mata Atlântica. Em cada rua beneficiada com pavimentação e drenagem do programa ‘Agora tem Trabalho’ é realizado o plantio simbólico de uma árvore para estimular os moradores a retomarem o hábito de ter árvores nas calçadas.

De acordo com o diretor de Controle Ambiental e chefe da Divisão de Arborização e Reflorestamento da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semam), Anderson Fontes, verificou-se que ao longo do tempo tem se plantado mais em parques e canteiros centrais, mas o hábito de plantar nas calçadas estava se perdendo.

“O objetivo é resgatar a importância de plantar árvore nas calçadas. Mas não qualquer planta, apenas espécies nativas que não terão problemas de adaptação. Então, a Prefeitura, a partir do momento que identificou as ruas sem pavimentação, criou o programa para pavimentá-las e incluiu a arborização do passeio público”, afirma.

Ele diz que esse trabalho está sendo feito de acordo com o cronograma da pavimentação das ruas. “Até agora plantamos cerca de 80 árvores como Pau-ferro, Sibipiruna, Angelim, Ipê, Aroeira e outras espécies, de forma que não prejudiquem a fiação elétrica e para que o sistema radicular não quebre tubulações e calçadas”, conta Anderson.

Segundo Anderson Fontes, a Semam faz o diagnóstico das espécies indicadas para aquela área, planta uma árvore e orienta o plantio correto para que os moradores também possam plantar. As mudas são produzidas no Viveiro Florestal e depois de plantadas a Semam faz o monitoramento das árvore em parceria com os moradores.

“A Prefeitura, além de pavimentar a rua, vai fazer com que cada calçada tenha um indivíduo arbóreo para contribuir com o bem estar da população. Mas, a Prefeitura não vai impor, e sim fazer com que o cidadão entenda a importância de ter uma árvore nativa na frente da sua casa, que traz inúmeros benefícios”, esclarece.