Modernização
Prefeitura de João Pessoa implanta novo sistema de gestão financeira para garantir mais transparência e eficiência no acesso e repasse de informações
29/12/2020 | 16:46 | 3673

A gestão financeira e orçamentária da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está alcançando um patamar mais moderno e eficiente. Isso está sendo possível por meio do Sistema Integrado de Gestão Financeira (Sigef), que começa a ser implantado com o objetivo de garantir mais transparência e eficácia no acesso e repasse das informações, além de permitir uma maior continuidade da execução orçamentária. O sistema chega atendendo a um dos parâmetros de modernização da gestão apontados pelo programa “João Pessoa, Cidade Sustentável”.
O Sigef permite uma série de avanços que vão dinamizar e garantir continuidade à gestão. Uma das mudanças vai ser a possibilidade de executar o orçamento anual já no mês de janeiro, dispensando a costumeira espera pela publicação do Quadro de Detalhamento de Despesas (QDD), que engessava a continuidade de obras, serviços e eventos. Isso acontecia pela necessidade de aguardar a atualização, já que não se sabia ao certo o quanto seria possível gastar.
A partir do Sigef, o orçamento estará disponível de forma contínua e integrada. “O resultado é um ciclo orçamentário mais rápido e a possibilidade de trocar informações com a Câmara Municipal com maior agilidade e eficiência. Além disso será possível aplicar todas as normas de controle, com fácil acesso aos dados e um melhor direcionamento das buscas de acordo com cada necessidade”, avaliou o prefeito Luciano Cartaxo.

O sistema foi escolhido após uma busca ativa realizada pela equipe do programa “João Pessoa, Cidade Sustentável” em todo o país. Ele é utilizado também pelo governo de Santa Catarina, que apareceu no top três do ranking de qualidade da informação contábil e fiscal da Secretaria do Tesouro Nacional.
“João Pessoa está deixando um legado para as futuras gestões, que poderá sentir um impacto ainda mais forte conforme houver a customização do sistema para a realidade local e a adaptação completa da equipe neste primeiro ano de uso”, afirmou o gerente de projetos da empresa desenvolvedora, a Indra, César Medeiros.
Capacitação – Para garantir o melhor uso do sistema, técnicos da Indra, estiveram em João Pessoa em um processo de capacitação de pessoal. Em uma primeira etapa foram treinados todos os gestores municipais, entre secretários e diretores. Já em uma segunda etapa, haverá a capacitação dos servidores.