Há 15 anos

Prefeitura de João Pessoa garante assistência de urgência 24h em saúde mental

18/08/2023 | 09:00 | 1265

O Pronto Atendimento em Saúde Mental (Pasm) é um serviço mantido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que funciona 24h para atender casos de urgência e emergência em psiquiatria, como surtos psicóticos e distúrbios psiquiátricos em fase aguda, casos de ideação suicida e descompensação dos tratamentos psiquiátricos com aparecimento de sintomas patológicos agudos. Nesta sexta-feira (18), o serviço celebra 15 anos de funcionamento na Capital.

O serviço segue sendo referência, atendendo de forma espontânea pessoas, a partir dos 18 anos, tanto de João Pessoa, como de municípios vizinhos (Cabedelo, Conde, Bayeux e Santa Rita). Além do atendimento por demanda espontânea, o serviço também recebe pacientes levados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Corpo de Bombeiros ou Polícia.

“No Pasm, buscamos proporcionar um ambiente humanizado e acolhedor para os pacientes que apresentam doença mental vencer o estigma e o preconceito da doença mental. A gestão preconiza que o serviço público ofereça a população o melhor serviço de urgência e emergência em psiquiatra e assim buscamos trabalhar todos os dias”, destaca a coordenadora do serviço, Alexina Bezerra.

De janeiro a julho deste ano, foram realizados 2.823 atendimentos. Em 2022, o serviço atendeu 4.583 pessoas, número similar ao de 2021, onde foram atendidas 4.100, uma média de 350 atendimentos por mês.

“O usuário que apresenta qualquer alteração de comportamento que comprometa a sua segurança e de terceiros deve ser encaminhado ao Pasm para ser atendido pelo psiquiatra de plantão, que vai coordenar e direcionar o tratamento. A maioria dos pacientes são urgenciados e, após nova avaliação, encaminhados para tratamento na rede de saúde mental, que inclui as policlínicas e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) Gutemberg Botelho, Caminhar e AD”, explica Alexina.

Nos casos que for necessário a estabilização do quadro, o paciente poderá ficar no Pasm por um período de até 72h, nos leitos de observação da unidade. Após esse período, se o paciente precisar de tratamento de longa permanência, será encaminhado, via regulação, ao Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira.

Um dos pacientes atendidos no Pronto Atendimento em Saúde Mental foi o filho de dona Sandra Silva [nome fictício]. “Meu filho teve um surto e não sabíamos para onde levá-lo, a filha de uma amiga me falou sobre o Pasm e foi o que nos ajudou. Ele foi estabilizado e encaminhado para acompanhamento externo, nesse processo, recebemos o diagnóstico de esquizofrenia e bipolaridade. Quando sentimos na pele o que uma doença mental faz com o paciente e com a família, entendemos a importância de um serviço 24h e especializado como esse”, relata a aposentada.

No Pasm atua uma equipe multiprofissional composta por psiquiatras, assistentes sociais, psicólogos e enfermeiros. Ao todo, a equipe possui 12 psiquiatras plantonistas e dois diaristas, sete enfermeiros, 16 técnicos de enfermagem, 10 psicólogos plantonistas e um diarista, nove assistentes sociais plantonistas e um diarista.

Estrutura – O Pronto Atendimento em Saúde Mental possui oito leitos (quatro masculinos e quatro femininos) em duas enfermarias, um espaço de convivência e o refeitório dos pacientes, onde há livros e TV. Além da sala de psicologia, sala de serviço social, um posto de enfermagem e dois repousos. Atualmente, o serviço está passando por uma reforma, mas a assistência não tem sido prejudicada.

“Estamos atendendo normalmente, em nenhum momento o atendimento foi ou será interrompido. Uma parte da reforma já foi liberada e em setembro teremos um Pasm totalmente reestruturado”, destacou Alexina.

Após a reforma, o espaço contará com novos espaços, sendo dois consultórios psiquiátricos, uma sala de triagem para acolhimento do paciente e da família, novos leitos nas enfermarias de estabilização, uma enfermaria de observação, espaço para atendimento às famílias, espaço de lazer, além de mais comodidade com refrigeração dos espaços e novas camas.

“O novo Pasm foi projetado com a visão da psiquiatria de forma a oferecer um serviço diferenciado para atendimento de urgência e emergência com humanização, a fim de tirar o estigma de que esse serviço é um local de loucos. Tudo pensado para oferecer um tratamento com dignidade”, reforça a coordenadora do Pronto Atendimento em Saúde Mental.

O Pasm está localizado dentro do Complexo Hospitalar de Mangabeira Governador Tarcísio de Miranda Burity, o Ortotrauma, na Rua Agente Fiscal José Costa Duarte, s/n°, em Mangabeira.