Cuidando da cidade

Prefeitura de João Pessoa garante a recuperação de pontos de iluminação pública

21/12/2021 | 07:00 | 1011

Um dos serviços mais solicitados ao longo de 2021 pela população de João Pessoa foi a manutenção da iluminação pública – um desafio encarado pela gestão municipal, que recuperou mais de 27 mil pontos em toda a Capital. Um esforço que driblou uma estatística preocupante: o aumento dos furtos de cabos elétricos.

Aproximadamente 11 mil metros foram retirados de locais como praças, ruas e avenidas principais de João Pessoa, representando cerca de mil pontos de iluminação do trabalho de manutenção no ano. A Avenida Epitácio Pessoa e até a orla da Capital estão incluídas entre esses locais – todos devidamente recuperados pelo trabalho da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), através da Divisão de Iluminação Pública (Dilup).

“Só nos Bancários, de todas as praças, apenas a da Paz não sofreu furtos. O local, inclusive, conta com um posto da Guarda Municipal”, observou Joyce Alves, chefe da Dilup. Ela disse que a Seinfra registrou 30 boletins de ocorrência para os casos e que espera que o problema não se repita, porque é uma situação que gera prejuízo aos cofres públicos, demandando ações burocráticas do poder público até o restabelecimento do serviço.

“Trabalhamos de forma contínua e ininterrupta na reposição de todos esses cabos, que alimentam avenidas e praças da Capital. Até na BR-230, onde a Seinfra também faz a manutenção da iluminação no perímetro de João Pessoa, foram registrados furtos. Nesse local, contamos com uma parceria importante da Polícia Rodoviária Federal, que monitora os pontos para a que a gente possa garantir a segurança viária”, explicou.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) reconhece o esforço da Seinfra na manutenção da iluminação pública ao longo dos trechos que cortam a Capital paraibana, considerado fundamental essa parceria para evitar acidentes e oferecer mais segurança aos condutores, como destaca o PRF Eduardo Guimarães, chefe de Operações da PRF na Paraíba.

“Uma via bem iluminada protege os condutores que precisam se deslocar à noite, já que previne que acidentes ocorram, mas também evita que crimes aconteçam na rodovia. A parceria é primordial no sentido de investigar os danos à iluminação por criminosos que tentam se beneficiar do material furtado e de uma iluminação precária para cometer outros delitos. Os órgãos estão em constante vigilância e apuração desses crimes graças ao trabalho integrado desenvolvido”, afirmou.

De todas as ocorrências registradas ao longo de 2021, apenas no Parque Parahyba, no Bessa, onde houve furto de quase três mil metros de cabos, a Seinfra ainda está trabalhando na finalização do processo de licitação para compra do material, que, em seguida, será utilizado para o restabelecimento do serviço.