Funjope

Prefeitura de João Pessoa finaliza seleção de 12 bailarinos para Companhia Municipal de Dança

28/09/2021 | 11:30 | 1314

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) divulgou, na última quinta-feira (23), o resultado final do edital para escolha de 12 bailarinos para a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa. Do total, 30% são negros, cumprindo uma vontade da Funjope de garantir o processo de inclusão social. A lista dos aprovados pode ser acessada no Portal da Transparência, no link transparencia.joaopessoa.pb.gov.br:8080/licitacoes/visualizar-arquivo?id=40416.

“É com muita felicidade que vemos os resultados desse trabalho de, através da dança, promover descobertas e a difusão das artes em nossa cidade. Nosso compromisso é fortalecer a dança e todas as manifestações culturais em nossa João Pessoa”, declarou o prefeito Cícero Lucena.

“O resultado traz para João Pessoa bailarinos de alta qualidade técnica e com muita vontade de fazer uma boa Companhia de Dança, que vai trabalhar na perspectiva de fortalecimento do lado educativo e pedagógico, com a atuação de professores e crianças da rede pública municipal. Esse processo vai fortalecer a área de dança na cidade”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

A criação da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa foi inspirada em uma experiência da própria administração Cícero Lucena, quando ele criou a parceria com o Ballet Bolshoi alguns anos atrás e que deu muitos resultados positivos para a cidade de João Pessoa e para os jovens.

E o edital para escolha dos bailarinos teve 34 inscritos, dos quais 14 homens e 20 mulheres de 16 localidades de todo o País. Os profissionais escolhidos vão contribuir com um trabalho construído com base na multiplicidade da dança que existe em João Pessoa, envolvendo desde o ballet clássico às danças de origem afro-brasileira.

Marcus Alves ressaltou que o objetivo da Prefeitura de João Pessoa, através da Funjope, é estimular e tornar realidade o desejo dos artistas que buscam espaço na dança profissional na cidade. A ideia é descobrir e formar novos talentos para produzir grandes espetáculos com alunos das escolas públicas da Capital, em parceria com a Secretaria de Educação.

Os 12 bailarinos selecionados são Aline Ferreira dos Santos, Ana Maria Medeiros Barroso, Eduardo Lima dos Santos, Maxwell de Araújo Moreira, Gabriel Moraes de Sousa Ribeiro, Maria Luiza de Souza Pires, Lyedson Roberto Fidelis de Oliveira, Joalisson Cândido dos Santos, Debora Duany Ferreira de Paiva, Jasmim Machado Ribeiro, Ruan Mangueira Ramos e Rhuan Ramires Magalhães Moreira.