Trânsito seguro

Prefeitura de João Pessoa encerra ciclo de palestras para conscientizar motoboys e evitar acidentes

21/10/2021 | 16:30 | 650

A Prefeitura de João Pessoa encerrou, nesta quinta-feira (21), o ciclo de palestras para conscientizar motoboys sobre a importância de respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) para evitar acidentes e novas vítimas. A iniciativa foi uma parceria da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e da empresa Ifood.

Quarenta motoboys, profissionais que trabalham com entrega de mercadorias em João Pessoa, participaram das atividades, que além do aprendizado teórico, demonstraram na prática, os riscos de uma pilotagem perigosa. “Além de abordamos o cumprimento do CTB, o Samu também simulou primeiros socorros e atendimentos emergenciais em caso de acidentes, oportunidade em que cada um pode observar o quanto é essencial se manter atento às regras de trânsito”, ressaltou Sanderson Cesário, diretor de operações da Semob-JP.

Para Gilmara Branquinho, chefe da educação para o trânsito da Semob-JP, momentos como esse demonstram o compromisso da gestão pública com a vida de quem forma o trânsito. “Essa parceria com o Samu e a empresa Ifood é prova de que estamos no caminho certo, preocupados com o comportamento de quem está no dia a dia das ruas e conscientizando para que possam apresentar posturas mais responsáveis e comprometidas enquanto exercem seu trabalho”, afirmou Gilmara.

Felipe Daud, gerente de políticas públicas do iFood, disse que com o treinamento, os entregadores ganharam um vasto conhecimento em segurança no trânsito e isso poderá ajudar na prevenção de acidentes. “Além disso, nos diferentes tipos possíveis de acidentes, o trânsito vai contar com um apoio adicional desses entregadores que estarão cientes das medidas que devem ser tomadas, sendo atores inseridos na sociedade que poderão ajudar a salvar vidas”, disse.

Além de certificados, concedidos pelos palestrantes, os motoboys também foram presenteados com equipamentos de segurança como capacete, além de jaqueta, kit de primeiros socorros, antena corta pipa, máscara e álcool em gel.