Auxílio

Prefeitura de João Pessoa conclui pagamento de recursos da Lei Aldir Blanc

30/12/2020 | 09:24 | 942

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), concluiu, nesta terça-feira (29), o pagamento dos projetos aprovados nos quatro editais previstos na Lei Aldir Blanc, beneficiando diversos artistas que ficaram sem renda devido à pandemia do Coronavirus.

A Prefeitura de João Pessoa recebeu R$ 5.651.190,46, dos quais foram pagos R$ 3.814.211,28 a 361 propostas inscritas e aprovadas nos dois editais de Chamada Pública e nos Prêmios João Balula e Mestre Manoel Baixinho, conforme previsto na Lei Aldir Blanc, restando ainda um saldo de R$ 1.836.979,18 para destinação futura de acordo com Lei Federal.

O edital de Chamada Pública 004/220, para concessão de subsidio mensal a espaços, grupos, coletivos e empresas de natureza cultural contemplou 58 inscrições; enquanto o edital de Chamada Pública 005/2020, para concessão de incentivo para fomento à cadeia produtiva da cultura contemplou 184 inscrições.

Já o Prêmio João Balula, destinado à premiação a mestres/mestras e iniciativas culturais de artistas Negros (as), premiou 97 projetos, e o Prêmio Mestre Manoel Baixinho, voltado para Mestres/Mestras e Grupos de Cultura Popular contemplou 22 propostas.

O diretor executivo da Funjope, Maurício Burity, destacou que a Fundação encerra o ano com todos os compromissos cumpridos. “A Funjope não mediu esforços e todos colaboradores se dedicaram para que os artistas, que esse ano sofreram muito com a pandemia, fossem contemplados com os recursos da Lei Aldir Blanc”, afirmou.