Bons resultados

Prefeitura de João Pessoa compartilha experiências sobre controle interno em evento do Focco

26/04/2019 | 16:47 | 1605

Visando compartilhar experiências para fomentar e mostrar a viabilidade da atuação do controle interno, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Controladoria-Geral do Município (CGM), participou da assinatura do Pacto pelo aperfeiçoamento do Controle Interno com o Fórum Paraibano de Combate à Corrupção (Focco-PB). O evento, que aconteceu na última quarta-feira (24), na cidade de Cajazeiras, visa dar mais efetividade e independência aos órgãos municipais responsáveis pelo acompanhamento e fiscalização da administração pública.

Além de ser um exemplo em ações de transparência, controle interno, prevenção e combate à corrupção, a gestão municipal tem buscado, por intermédio de reuniões e encontros técnicos com os demais municípios paraibanos, fortalecer as estruturas de controle internos já existentes nas cidades e fomentar a implantação de órgãos de controle interno nas prefeituras que ainda não contam com unidades de controle interno em sua estrutura.

“Para isso, usamos os exemplos que são desenvolvidos na Controladoria-Geral de João Pessoa e os resultados que são alcançados. Com isso, buscamos contribuir para a melhor aplicação do recurso público e para a efetividade da política pública”, disse a controladora-geral do município, Regina Santos.

Dentro da realidade de cada município, os gestores têm construído os termos do Pacto. Os integrantes do Focco, antes da assinatura do Pacto, realizam encontros com as presenças do prefeito, dos responsáveis pelo Controle Interno (quando há) e dos demais secretários da gestão, justamente para que todos tenham a clareza da importância dos órgãos de controle interno nas prefeituras. Isso aconteceu em Sapé, o primeiro a assinar o Pacto em fevereiro deste ano, e, agora, em Cajazeiras, ambos contando com a participação da Controladoria-Geral do Município de João Pessoa.