Nesta sexta-feira

Prefeitura de João Pessoa comemora aniversário do Tenente Lucena com programação cultural

13/04/2023 | 16:00 | 1313

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural (Funjope), comemora, nesta sexta-feira (14), o aniversário do Tenente Lucena, que dá nome ao Centro Cultural de Mangabeira, localizado na Avenida Josefa Taveira. A programação começa às 19h, com a participação dos integrantes da Capoeira Terra Firme e segue com uma apresentação do grupo Sementes Paraibanas.

“Nós, da Prefeitura de João Pessoa, trabalhamos para estimular e cuidar das nossas tradições culturais, das culturas populares. Nesse momento, lembramos sempre do Tenente Lucena como uma referência simbólica de todo um trabalho que foi feito de valorização dessas culturas. Essa homenagem que fazemos está ambientada nesse contexto de proteger e valorizar as culturas, mas, sobretudo, lembrar e rememorar as pessoas que tanto fizeram pela cultura paraibana”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

O vereador Thiago Lucena, neto do Tenente Lucena, afirma que é uma grande honra falar sobre seu avô e a importância que ele tem para a família, pela união e pelo aprendizado que deixou. “Ele sempre nos ensinou a ter o pensamento no próximo. E é tão viva a história dele na cabeça das pessoas, no compartilhamento de histórias em cada lugar que eu vou. Não parece que tive tão pouca convivência com ele”, comenta. O Tenente morreu quando Thiago tinha apenas um ano.

“Para nós, é uma grande honra a Prefeitura estar sempre valorizando. Aqui vai meu agradecimento à Funjope, ao Centro Cultural de Mangabeira por estar sempre ativando e reavivando a memória do Tenente Lucena”, completa.

O coordenador do Centro Cultural Tenente Lucena, Júnior Mangabeira, observa que esta é uma data muito especial. “Estamos trabalhando a valorização do Tenente Lucena e, nessa homenagem seguimos além das apresentações culturais”, observa.

O espaço tem recebido melhorias constantes. “Desta vez, iremos apresentar a nova pintura do palco, de toda parte interna, reforma da sala onde vão acontecer as aulas de ballet, jazz e dança contemporânea”, revela Júnior Mangabeira. Ele destaca ainda a climatização e isolamento acústico de uma das salas, permitindo a realização de atividades ao mesmo tempo em que ocorrem eventos no Centro.

Tenente Lucena – João Emídio de Lucena, o Tenente Lucena, nasceu em 06 de abril de 1912, no povoado de Campo Grande, em Itabaiana, e tornou-se um dos maiores folcloristas do Brasil. Era estudioso e incentivava os jovens a também seguirem esse caminho e a se dedicarem às tradições populares.

O livro Tenente Lucena, de Piragibe Lucena, conta que o homenageado era primo segundo do sanfoneiro Sivuca. Em 1918, a família foi morar em São João do Sabugi (RN). Em 1928, João Emídio entrou para a banda de música local, tocando corneta, depois piston e trombone. Cresceu como músico, fundou corais infantis e abrigos de menores carentes.

Foi um dos maiores folcloristas do Brasil, representando a cultura popular paraibana e nordestina. Com seu grupo ‘Terra Seca’ preservou as tradições, usos e artes do povo nordestino, pesquisou e recriou danças populares, em contribuição ao folclore. Foi ainda ator nos filmes paraibanos O salário da morte, Bagaceira, Fogo Morto e A Canga. Faleceu em João Pessoa no dia 09 de julho de 1985.