Participação Popular

Prefeitura de João Pessoa atende demanda da comunidade e reativa unidade âncora da USF São José

06/05/2022 | 13:30 | 1144

A Prefeitura de João Pessoa reativou, nesta sexta-feira (6), a unidade âncora da Unidade de Saúde de Família (USF) do Bairro São José, atendendo a um pedido da comunidade. O local servirá como apoio para a unidade principal, beneficiando, especialmente, idosos e pessoas com deficiência, que tinham dificuldade de se locomover até a USF.

O secretário municipal de Saúde, Luis Ferreira, ressaltou que a reabertura do local resulta da organização da sociedade. “É importante destacar que toda a movimentação se deu através do diálogo entre a gestão e a comunidade. Pois a secretaria parou para ouvir uma demanda da população e colocou esse espaço para funcionar novamente”, afirmou.

A unidade âncora é um ponto de apoio para que as equipes da USF São José realizem ações e atendimentos dentro da comunidade, levando em consideração a extensão do bairro, que tem 100% de cobertura de atenção básica. A reativação do serviço teve o apoio da Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP), que iniciou o diálogo entre a Prefeitura e os moradores do Bairro São José.

Para a coordenadora do Núcleo de Apoio à Gestão Estratégica e Participativa (Nagep) da Secretaria Municipal de Saúde, Kilma Barros, a reabertura da unidade de apoio mostra que a participação popular é uma ferramenta crucial para que a gestão entenda o que a população deseja. “A gestão veio para dentro da comunidade para oferecer aquilo que as pessoas estavam precisando, possibilitando mais qualidade de vida”, destacou.

Durante o evento de reabertura, foram realizados mais de 40 exames laboratoriais e foi ofertado à população café da manhã e atividades físicas do projeto Saúde em Movimento. Dona Eliés é moradora do bairro há 46 anos, comemorou a reativação da unidade âncora. “Eu agradeço à Prefeitura por reabrir esse espaço pra população, porque ajuda muito as pessoas que têm mais dificuldade de ir pra USF”, disse.

Além do secretário municipal de Saúde, o evento contou com as presenças da secretária executiva da pasta, Janine Lucena, e do secretário de Participação Popular, Thiago Diniz.

Serviço – A unidade âncora da USF São José está localizada na Rua Edmundo Filho, s/n, Bairro São José (em frente à Igreja Católica do bairro). No serviço, os usuários terão acesso a atendimentos de enfermagem como curativos e verificação de glicemia e pressão arterial. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h.