Crise da covid-19

Prefeitura dá apoio em operação para receber pacientes de Manaus

18/01/2021 | 01:30 | 709

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, em mais uma ação conjunta com o Governo do Estado, participou neste domingo (17) da recepção dos 15 pacientes com covid-19 vindos de Manaus, num esforço humanitário tremendo. A capital amazonense enfrenta uma crise sem precedentes, com a falta de oxigênio para socorrer pacientes com insuficiência respiratória grave, provocada pelo novo coronavírus.

Segundo o prefeito Cícero Lucena, o cuidado com os cidadãos de João Pessoa agora está sendo compartilhado com os irmãos manauaras que enfrentam um situação gravíssima em sua estrutura de saúde. “Como dizemos em nossa administração: João Pessoa é uma cidade que cuida. Cuida dos seus filhos e daqueles que mais precisam. Estamos socorrendo, junto ao Governo do Estado, pessoas com necessidades para manter-se vivas. Faremos tudo que estiver ao nosso alcance”, afirmou.

Os pacientes foram recebidos na pista do Aeroporto Castro Pinto, com 15 ambulâncias do Governo do Estado e duas unidades do Samu e uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde estavam na retaguarda da operação, para atuar no caso de intercorrência ou falha técnica dos veículos mobilizados.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Fábio Rocha, a cidade de João Pessoa se une ao esforço para abrigar os pacientes vindos de um sistema pressionado. “É um trabalho para resgatar vidas e dar condições para que essas pessoas possam ser tratadas. Ao mesmo tempo, diminui a pressão sobre os hospitais do Amazonas, que precisam atender outros pacientes”, comentou.

Para a secretária executiva da Saúde, Rossana Sá, a ação desta noite de domingo reforça o caráter cooperativo em benefício de João Pessoa, entre Estado e Prefeitura da Capital. Desta vez, atuando conjuntamente para dar suporte ao povo de Manaus. “Outras ações virão em favor da vida, dos pessoenses e de quem mais precisar. Em união com o Estado, podemos beneficiar mais e mais pessoas. Essa ajuda é importante para vida de muita gente”, descreveu.

Participaram da recepção os secretários de Saúde Geraldo Medeiros e Fábio Rocha, e os executivos Daniel Beltrame e Rossana Sá, e o superintendente do Hospital Universitário Lauro Wanderley, Marcelo Tissiani.

Realizaram a operação as equipes da Secretaria de Saúde do Estado e do Município de João Pessoa, Hospital Universitário Lauro Wanderley, Comitê Científico de Combate à Covid-19 da SMS/PMJP e Samu.