João Pessoa Sustentável

Prefeitura cria programa de enfrentamento à violência de gênero nas comunidades do Complexo Beira Rio

08/04/2022 | 19:30 | 870

Com o objetivo de combater a violência de gênero e criar iniciativas de inclusão nas oito comunidades que formam o Complexo Beira Rio (CBR), o coordenador geral da Unidade Executora do Programa João Pessoa Sustentável (UEP), Antônio Elizeu, se reuniu, nesta sexta-feira (8), com a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nena Martins. Os dois trataram do Termo de Cooperação Técnica (TCT), que será assinado no próximo mês, voltado para a capacitação de agentes públicos municipais, prevenção e combate à violência institucional e discriminações vivenciadas por populações vulneráveis (mulheres, pessoas LGBTQIA+, afrodescendentes, dentre outras).

Financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e sem qualquer custo para a Prefeitura de João Pessoa, esse trabalho antecede a criação de um programa municipal permanente, educativo, de prevenção e enfrentamento a todas as formas de violência e discriminação no âmbito dos equipamentos públicos do município. A ideia é ampliá-lo, em breve, para todas as Secretarias que terão servidores capacitados em inclusão de gênero.

Para Antônio Elizeu, “esse Termo de Cooperação Técnica é extremamente importante, porque essa pandemia exacerbou a violência doméstica e as mulheres foram as que mais sofreram. Esse projeto vem trazer uma perspectiva mais humana para essa população vulnerável”, disse. O coordenador-geral da UEP ainda afirma que “a comunicação é uma aliada para se proteger desse tipo de violência. Então, esse projeto é um grande guarda-chuva, onde todos estarão embaixo se protegendo e se amparando”, finalizou.

A secretária Nena Martins ressaltou o lado humano dessa iniciativa. “O projeto é de grande importância no sentido de acolher e amenizar o sofrimento não só das mulheres, mas de toda a população LGBTQIA+”, destacou.

Programa João Pessoa Sustentável – O objetivo é promover o desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo BID e metade em contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.