Cuidados com Fauna e Flora

Prefeitura cria Coordenação de Políticas de Bem Estar Animal e Ambiental

25/02/2022 | 14:00 | 1539

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa criou a coordenadoria de Políticas de Bem Estar Animal e Ambiental, que tem o objetivo de planejar e desenvolver ações para a causa animal. A coordenadora tem a frente o técnico Carlos Ítalo Suassuna de Oliveira, que já está atuando, estabelecendo parcerias e fechando um planejamento de ações para 2022.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a Coordenadoria de Políticas de Bem Estar Animal e Ambiental da Semam é algo inédito na gestão pública da Prefeitura. “Essa coordenação atende aos compromissos firmados pelo prefeito Cícero Lucena com os diversos grupos de protetores de animais e representa um avanço em termos de políticas ambientais. Junto à construção do Hospital Veterinário, a coordenadoria vai, de fato, implementar ações de cuidado com os animais da cidade, sempre em sintonia com a população”, concluiu.

Para dar andamento às ações, a Coordenadoria firmou parceria com a Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura, e instituiu o Conselho de Trabalho de Educação Ambiental Animalista (CTEA). O Conselho tem o objetivo de alinhar as ações, tanto da Zoonoses quanto da Semam, para que o planejamento e a execução sejam feitos em sintonia.

O coordenador da Coordenadoria de Políticas de Bem Estar Animal e Ambiental da Semam, Ítalo Oliveira, destacou que já estão em planejamento diversas ações, como a promoção de eventos de adoção, cadastro das organizações não governamentais e protetores de animais, para ações em parceria, criação de campanhas sobre guarda responsável, esterilização, defesa, saúde e bem-estar animal. “Essa é uma área extremamente ampla, com possibilidade de promovermos muitas atividades. E nada mais lógico que estarmos inseridos na Semam, secretaria que tem identidade com o tema”, concluiu.

A coordenação deverá ainda iniciar o cadastramento dos carroceiros que trabalham com tração animal, para iniciar estudos e, de forma gradativa, promover a substituição do uso de animais como força de trabalho. Um pré levantamento identificou aproximadamente 300 carroceiros. Também está sendo firmado um Termo de Cooperação Técnica com Uniesp, para parcerias com a coordenação do curso de Medicina Veterinária