João Pessoa Sustentável

Prefeitura cria comissão de acompanhamento permanente nas comunidades do Complexo Beira Rio

21/07/2022 | 15:00 | 1032

A Prefeitura da Capital, por meio do Programa João Pessoa Sustentável e do consórcio responsável pelo Plano de Desenvolvimento Comunitário no Complexo Beira Rio (CBR), iniciou reuniões nas comunidades para implantar Comissões de Acompanhamento Permanente (CAPs). Nesta quinta-feira, (21), às 18h, o encontro será no Ginásio de Padre Hildon Bandeira, localizado na Rua Mariano Botelho, 141 – Expedicionários.

As CAPs são instâncias participativas que agregam alguns segmentos das comunidades e têm como principal objetivo desenvolver um diálogo permanente dos moradores em áreas de risco com a Unidade Executora (UEP) e outras secretarias e órgãos envolvidos nas intervenções do Programa. “Essas comissões dão um caráter de transparência e legitimidade ao processo, como se fossem canais diretos da representatividade da comunidade durante toda a execução do Programa”, afirmou Joelma Silvestre, coordenadora de Aspectos Sociais do João Pessoa Sustentável.

As reuniões são mensais e nelas são formados Comitês que envolvem lideranças, população LGBTQIA+, agentes comunitários de Saúde, comerciantes, catadores de recicláveis e outros. Os integrantes das CAPs precisam comparecer aos encontros para trazer as preocupações levantadas pela comunidade, contribuir na tomada de decisões e implementação de projetos, propor pautas de discussões conforme suas vivências e as da comunidade em relação aos projetos desenvolvidos pelo Programa em todos os níveis.

Esvaziamento – Apesar da iniciativa da Prefeitura de dialogar com as comunidades para um melhor entendimento das intervenções do Programa, a reunião da Tito Silva, na noite da última da terça-feira (19), foi esvaziada.

Calendário – No dia 22, às 18h, um novo encontro para implantação dos Comitês de Acompanhamento será na comunidade Santa Clara, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Desembargador Braz Baracuhy, localizada na rua Escritor Gilberto Amado, S/N – Castelo Branco II. Nas comunidades São Rafael, Vila Tambauzinho e Miramar o encontro ainda não foi confirmado com os moradores. Na Cafofo Liberdade e Brasília de Palha os Comitês foram instalados no mês de junho.

Plano de Desenvolvimento ComunitárioÉ responsável por desenvolver projetos de melhorias com base nos pilares: Sustentabilidade Territorial, Geração de Trabalho e Renda e Inclusão de Gênero. Todas as atividades têm a participação dos moradores que, através dos Escritórios Locais de Gestão, podem ser agentes ativos na construção de cada etapa do Programa João Pessoa Sustentável.

Programa João Pessoa Sustentável – O objetivo é promover o desenvolvimento social, urbano e econômico da cidade por meio da redução das desigualdades, da modernização dos instrumentos de planejamento urbano, da prestação de serviços e da administração pública e fiscal. É orçado em 200 milhões de dólares, metade financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e a outra parte contrapartida da Prefeitura de João Pessoa.