A partir desta quarta

Prefeitura capacita servidores que vão atuar nos novos postos do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo

25/08/2021 | 12:00 | 915

A coordenação do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo, da Prefeitura de João Pessoa, realiza uma série de atividades para a capacitação dos servidores que irão atuar nos novos postos de atendimento previstos para começar a funcionar no mês de setembro. A capacitação acontece no auditório da Policlínica Jaguaribe a partir desta quarta-feira (25) e segue até sexta (27).

Atualmente o tratamento está disponível nas Policlínicas da Rede Municipal localizadas em Mandacaru, Jaguaribe e Cristo Redentor, além nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), localizados no Rangel e em Tambauzinho.

A chefe de Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria de Saúde (SMS), Ana Aline de Oliveira, afirma que o objetivo da capacitação é repassar aos servidores todo o detalhamento do tratamento, desde a abordagem nas unidades de saúde, passando pelo passo a passo do tratamento e acompanhamento dos pacientes. “Na USF, por exemplo, o primeiro passo é a abordagem ao usuário. Saber se ele é fumante e, caso seja, se deseja participar do programa. Neste caso, será encaminhado a uma consulta com o médico e, posteriormente, a equipe multidisciplinar”.

Para a psicóloga Eliane Rafael, a capacitação dos servidores é importante, já que o tratamento dura um ano contando com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar. “Essas equipes devem estar preparadas para orientar esse paciente a lidar com essa experiência. Parar de fumar é fácil. Difícil é manter-se sem fumar, por causa da síndrome de abstinência, principalmente nos 15 primeiros dias”, explica.

A coordenadora do Programa de Tabagismo, Richele Franco, explica como funciona o Programa. “Nós formamos grupos de pessoas, que participam voluntariamente, com interesse de parar de fumar. A abordagem é cognitivo/comportamental e pode incluir o tratamento químico e medicamentoso, conforme necessidade individual”.

Aulão – Para encerrar a programação será ministrada uma aula do projeto ‘João Pessoa Vida Saudável’. A atividade acontece, nesta sexta-feira (27), às 7h30, no pátio da Policlínica Jaguaribe.