Educação em Saúde

Prefeitura capacita médicos da Atenção Básica sobre protocolos de regulação

07/06/2024 | 15:00 | 241

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Educação em Saúde (GES), está promovendo uma série de capacitações para os médicos que atuam na Rede de Atenção Básica sobre os protocolos de regulação ambulatorial, que tem como objetivo orientar os profissionais que atuam nas Unidades de Saúde da Família (USF) sobre como e quando realizar encaminhamentos para consultas e exames especializados.

As capacitações estão sendo ministradas pela Comissão de Implantação de Protocolos da SMS, que é composta por seis médicos, sendo um representante da Central de Regulação, e os demais sendo um profissional de cada Distrito Sanitário. Atualmente a Rede de Atenção Básica possui cerca de 200 profissionais médicos e todos deverão passar pela capacitação.

De acordo com o médico Eduardo Simon, coordenador da Comissão de Implantação de Protocolos, nas Unidades de Saúde ainda existe uma cultura de o usuário chegar ao médico exigindo o tipo de exame que quer fazer, mesmo que não seja necessário, o que gera um aumento de encaminhamentos e cria uma fila de espera com solicitações desnecessárias.

“Então esse trabalho que estamos fazendo é para capacitar os médicos a realmente só solicitarem exames e consultas mais especializadas quando necessário e também apresentar para esses profissionais o protocolo que existe para cada solicitação, porque a partir do protocolo, ao chegar à regulação, poderá ser priorizado o exame dos pacientes que realmente precisam. Além disso, os médicos vão poder entender como funciona todo o processo de regulação”, explica Eduardo Simon.

Neste primeiro ciclo estão sendo trabalhados os protocolos ambulatoriais de cardiologia, mas também serão estudados os protocolos de outras áreas como oncologia, neurologia e outros em ciclos posteriores. A primeira aula aconteceu na tarde dessa quinta-feira (6) e segue nesta sexta (7), para os profissionais do Distrito Sanitário I.

Para melhor organização dos grupos e continuidade na assistência prestada por esses profissionais, as capacitações estão sendo realizadas por Distrito Sanitário e os profissionais separados em duas turmas, que seguirão sendo realizadas nas quintas e sextas-feiras das próximas semanas, sempre no turno da tarde, das 13h30 até as 16h, na sede do Distrito Sanitário de referência.

Próximas capacitações – Na próxima semana, nos dias 13 e 14 de junho, a capacitação acontecerá para os profissionais que atuam no Distrito Sanitário II. Os médicos do distrito sanitário III participarão da capacitação nos dias 20 e 21 de junho e os do distrito IV serão nos dias 27 e 28 deste mês. Nos dias 04 e 05 de julho será a vez dos profissionais que atendem na região do distrito sanitário V.

Pular para o conteúdo