Assistência Social

Prefeitura aumenta atendimento de serviços assistenciais para pessoas em situação de rua

16/07/2020 | 09:00 | 992

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) vem ampliando o atendimento de seus serviços assistenciais para pessoas em situação de rua em mais de 100%, desde o início da pandemia causada pela covid-19.

O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), antes da pandemia, atendia cerca de 30 a 40 usuários por dia, que recebiam suporte de segunda à sexta, das 08h às 17h. Enquanto que atualmente, o atendimento chega a mais de 100 pessoas, com serviços estendidos de domingo a domingo.

Cristiane Cabral, coordenadora de proteção social especial de média complexidade, afirma que estão sendo tomadas todas as medidas para garantir não só a higienização dessas pessoas, com a distribuição de álcool, máscaras e sabão, mas também a segurança alimentar dos usuários. “Fizemos um controle especial durante a pandemia para que não haja aglomeração, mas de forma que essas pessoas tenham acesso a todas as refeições”, completou.

Com esse aumento no atendimento, outro Centro Pop foi inaugurado em abril, no bairro de Jaguaribe, com atendimento 24 horas por dia e capacidade para atender 100 pessoas. Por conta da pandemia, a coordenadora explica que o atendimento neste segundo centro é um pouco diferenciado, sendo usado para que pessoas em situação de rua realizem, de forma voluntária, o isolamento social. Normalmente, os usuários que são atendidos neste segundo centro são encaminhados pela abordagem de rua do programa Ruartes, que faz esse acolhimento diário.

Além dos atendimentos nos centros POP, a Prefeitura também possui as casas de acolhimento, que dobraram o atendimento durante a pandemia e inclui a casa do adulto 1 e 2; e a Pousada. As pessoas em situação de rua que testam positivo para Covid-19 e possui sintomas leves, são encaminhadas para tratamento na casa do adulto 2.

Pular para o conteúdo