Empreendedorismo

Prefeitura apoia pequenos negócios com ações e programas voltados à economia solidária

15/12/2021 | 14:00 | 1162

Nesta quarta-feira (15) é celebrado o Dia Nacional da Economia Solidária. E para incentivar os pequenos negócios, que até viraram a renda principal para muitas famílias, a Prefeitura de João Pessoa tem desenvolvido programas e ações para este público. Um exemplo é a Feira Móvel do Produtor, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e a Feirinha Solidária, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Com calendário fixo em diversos bairros da Capital, a Feira Móvel do Produtor acampa nesta quarta-feira, no Altiplano Cabo Branco, com artesanato, gastronomia, plantas ornamentais e agricultura familiar. Ainda em alusão a data, a Sedurb e a Sedes programou atividades diversas até o próximo sábado, encerrando as comemorações com uma feira de adoção de pets.

“Criamos a Feira Móvel do Produtor, que viabilizou melhores condições de trabalho para mais de 90 trabalhadores. Conscientizamos essas pessoas a respeito da importância de se formalizar como microempreendedor individual (MEI). Levamos essas categorias para participar da II Semana Estadual de Empreendedorismo, um momento de partilha de conhecimento e de orientação para que possam continuar tocando seus negócios da melhor forma possível” destacou o secretário de Desenvolvimento Urbano, Fábio Carneiro.

Já a coordenadora da Cecaf, Thayara Ferreira, adiantou que “para encerrar a programação alusiva ao Dia Nacional da Economia Solidária, realizaremos a 1ª Feira de Adoção PET onde além de fazer suas compras, os visitantes poderão adotar um amigo de patas em nosso estacionamento, numa iniciativa dos protetores da causa animal do município de João Pessoa”, informou.

De acordo com ela, nos últimos meses, foram cadastrados na Feira Móvel do Produtor mais de 90 produtores, dos quais, 51 artesãos que estavam em casa sem conseguir escoar sua produção.

Conforme explicou Thayara Ferreira, o faturamento geral dos últimos cinco meses, ultrapassa a marca de R$ 400 mil, proporcionando um novo momento para essas categorias. “Já na Cecaf temos mais 81 produtores de 28 cidades da Paraíba vendendo os produtos diretamente ao consumidor final e sem atravessador. No espaço também são desenvolvidos projetos de solidariedade, onde os próprios agricultores ao final de cada feira deixam suas doações para que a gestão possa destinar a instituições e famílias que estão em situação de vulnerabilidade social”, acrescentou.

Além da Feira Móvel do Produtor, a Prefeitura, através da Sedes, desenvolve outras ações para fomentar os pequenos negócios, a exemplo de exposições dos trabalhos dos artesãos de João Pessoa, oferta de cursos profissionalizantes à população carente.

“A secretaria está empenhada na programação do Natal dos Sentimentos e até o próximo dia 26 estamos no Busto de Tamandaré com exposição de artesanato. Também levamos o trabalho das artesãs para o Mangabeira Shopping em algumas datas do ano. Essa parceria com o shopping é uma forma de estreitar a relação entre o setor público com o privado” destacou Ivoneide Araújo, coordenadora de Economia Solidária da pasta.

Para 2022, ela disse que está programada a abertura de cursos de marcenaria, em parceria com a ONG Missão Braços Abertos, voltado para dependentes químicos, de pintura e também de corte e costura, em parceria com o Senai e Sesc. As aulas acontecem no Centro de Referência de Inclusão Produtiva Maria de Nazaré (Rua Adrísio Mota de Sousa, s/n, Funcionários II).

Para incentivar os alunos, a Sedes expõe os trabalhos em feiras solidárias que acontecem com freqüência na sede do Centro Administrativo Municipal e no Centro de Atendimento ao Turista, em Tambaú. “Recentemente foi promovido o desfile solidário, com doações das peças produzidas pelos próprios alunos para as crianças em vulnerabilidade social”, frisou.