Cães e gatos

Prefeitura alcança meta e imuniza 79 mil animais em ‘Dia D’ de Vacinação Antirrábica

26/09/2022 | 11:29 | 549

A Prefeitura de João Pessoa imunizou 79,3 mil animais no ‘Dia D’ da Campanha de Vacinação Antirrábica, realizada no último sábado (24) em mais de 150 pontos da Capital. O número de doses de vacina aplicadas corresponde a 74% da população estimada em 97 mil caninos e 9 mil felinos, alcançando a meta do Ministério da Saúde de imunizar 70% dos cães e gatos do Município.

Para a diretora de Vigilância em Saúde de João Pessoa, Raquel Moraes, o êxito do ‘Dia D’ é resultado de um trabalho desenvolvido em equipe. “Este ano tivemos uma melhor organização do fluxo e redimensionamento das equipes, com grupos maiores nas regiões onde existe uma demanda maior. Então temos como impacto um controle maior da raiva animal, o que converge em maior proteção, também, para a população”, destacou.

A campanha segue até o dia 28 de outubro e quem não conseguiu levar seu bicho para vacinar no ‘Dia D’, pode levá-lo ao posto fixo instalado no Centro de Zoonoses, no bairro dos Bancários, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Os cuidadores que tiverem mais de cinco animais, podem entrar em contato com o serviço para realizar o agendamento e uma equipe vai fazer a vacinação no local. O telefone para contato é (83) 3214-3459.

Caso seja a primeira vez em o que o animal será vacinado, o responsável deve ficar em alerta para a segunda dose, que deve ser realizada após 30 dias. Animais com menos de três meses não devem ser vacinados. Além disso, se o animal estiver debilitado ou a fêmea estiver gestante também não deverá receber a vacina.

Raiva animal – A raiva animal é uma doença causada por um vírus. Ela ataca diversos animais, e também o homem. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas. O animal raivoso apresenta mudança de comportamento, para de comer, esconde-se em locais mais escuros, tenta beber água sem conseguir engolir, procura fugir de onde está preso e morde tudo o que vê pela frente (objetos, animais e pessoas).