Monitoraento

Prefeitura adquire novos equipamentos para o trabalho dos fiscais da Semam

30/11/2022 | 15:00 | 972

Drone, tablets, novos decibelímetros, leitor de chips de animais, GoPro e máquinas fotográficas foram compradas pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam), da Prefeitura de João Pessoa, para serem utilizadas pelos técnicos da Divisão de Fiscalização.

Os equipamentos serão utilizados nas vistorias, realizadas pelas equipes da Fiscalização, que fazem o monitoramento das infrações ambientais, verificando denúncias de poluição sonora, desmatamento, lançamento de esgoto e águas servidas (água de cozinha e lavanderia) lançadas de maneira irregular nas ruas, entre outras infrações. A maioria das denúncias são recebidas pela Acácia, sistema de chatbot que funciona pelo telefone 3218-9208, o Disque Denúncia da Semam. O telefone recebe mensagens de áudio e vídeo pelo WhatsApp, bem como fotos. Ao denunciar é preciso informar o endereço completo, com referência sobre como chegar ao local. As informações são encaminhadas para as equipes de plantão.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou que a ação das equipes de fiscalização têm um caráter educativo. “A educação ambiental é a nossa principal ferramenta de atuação. Todos os nossos técnicos são treinados para dialogar e informar à população sobre a legislação ambiental, atuando de maneira educativa, para contribuir com a mudança de comportamento. É claro que também atuamos como agentes fiscalizadores e, quando necessário, punimos com notificação e multa quem comete infrações ambientais. Nesse sentido os equipamentos adquiridos têm o objetivo de fortalecer a ação dos fiscais, que podem registrar e embasar nossos relatórios com fotos e vídeos. Tecnologia é ferramenta imprescindível na preservação do nosso patrimônio ambiental”, concluiu.

Fiscalização ambiental Para assegurar a defesa do meio ambiente a competência da fiscalização ambiental é compartilhada entre os gestores federais, estaduais e municipais, que integram o Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama). Na Semam as equipes de fiscais são formadas por geógrafos, biólogos, engenheiros e gestores ambientais. De domingo a terça a equipe atua das 8h às 22h e de quarta a sábado, das 8h à meia-noite.