Assistência social
Prefeitura acompanha famílias que vão morar no Residencial Vista Alegre III
09/07/2022 | 08:30 | 824
Um grupo de famílias que vive em situação de vulnerabilidade social e foi contemplado com um apartamento no Residencial Vista Alegre III, em Colinas do Sul, já está sendo acompanhado pelo serviço social da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Habitação (Semhab). O empreendimento tem 192 apartamentos e também vai contemplar pessoas inscritas no programa Habitacional do município.
A secretária de Habitação, Socorro Gadelha, explicou que esse contato com as famílias é de grande importância, porque o trabalho social começa bem antes da entrega dos apartamentos e a Prefeitura vai ter condições de saber quem são essas pessoas, como vivem, o grau de instrução, a fonte de renda e a renda familiar, para planejar e organizar um cronograma de atividade direcionado a ajudar a essas pessoas a terem uma qualidade de vida melhor. “Vamos entregar mais do que uma obra física. Vamos oferecer a oportunidade das pessoas mudarem de vida e estamos cumprindo o que o prefeito Cícero Lucena determina, que é cuidar da cidade e cuidar das pessoas”, completou.
Socorro Gadelha disse que as técnicas sociais da Semhab se reuniram recentemente com as famílias da Comunidade Terra Prometida, que fica ao lado do Conjunto Gervásio Maia, no Ginásio de Esportes da Escola Municipal Raimundo Nonato, com o objetivo de integrá-los a uma nova realidade. “Nós procuramos saber o número de crianças e adolescentes e onde eles estudam, para ajudá-los encontrar uma vaga em um colégio mais próximo do condomínio onde vão morar, já que a mudança deles vai acontecer em pleno período letivo nas escolas”, revelou.
A secretária ressaltou que o objetivo é “conhecer um pouco mais sobre a vida dessas famílias, que vivem da coleta de material reciclado, outras trabalham como diaristas, têm pequenos negócios. Precisamos saber quem são essas pessoas, como vivem e o que fazem e assim vamos ter condições de ajudá-los e esse é o nosso propósito”, disse, lembrando que “quando a Prefeitura entrega um empreendimento do porte do Residencial Vista Alegre III está mudando a vida das pessoas e até o comportamento do bairro onde eles vão viver. São mais pessoas circulando e consumindo e isso é bom para a economia. E temos que oferecer uma estrutura paralela de assistência, como escolas, creches, posto de saúde, segurança e outros itens que fazem parte da vida de uma comunidade e os futuros moradores do Vista Alegre III vão ter tudo isso perto de onde moram”, salientou.
Toda a infraestrutura física do Residencial já foi concluída e as famílias em risco social já foram selecionadas pela Caixa Econômica. O próximo passo é ter o sorteio dos apartamentos, assinatura de contrato e por fim a entrega das chaves e acomodação das famílias.
Trabalho social – A assistente social da Semhab Claudia Gouveia que esta acompanhando as famílias da Comunidade Terra Prometida, explicou que são pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade social, em condições precárias ou recebem o auxílio aluguel, e a intenção é fortalecer os laços entre eles e prepará-los para morar em um condomínio onde existem regras a serem cumpridas. “Também é preocupação da Secretaria no futuro promover cursos de qualificação e capacitação profissional, o que vai resultar na geração de trabalho e renda para eles, melhorando com isso o relacionamento entre eles e com a Prefeitura, através da Semhab”, concluiu.
-
Texto: Jonas Batista
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Divulgação/Semhab -
Secretarias
semhab -
Tags
acompanhamento assistência social famílias habitação Residencial Vista Alegre III semhab vulnerabilidade social